Fórum debate ações de Combate à Exploração Sexual - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando das crianças e adolescentes - Foto: PMC/Divulgação

Fórum debate ações de Combate à Exploração Sexual

A atividade faz parte da semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual

Cachoeirinha – Cerca de 200 agentes de saúde, assistentes sociais, educadores, policiais e conselheiros de saúde participaram na manhã desta quarta-feira (22), do Fórum de Fortalecimento da Rede de Atendimento às Criança e do Adolescente em situação de Abuso e Exploração Sexual, no Plenarinho da Câmara. 

Na atividade, foram discutidas as melhorias necessárias na rede de acesso, analisados os dados dos relatórios de atendimento e explicados os sinais que podem ser percebidos no comportamento para a identificação das vítimas. 

O secretário de Governança, Juliano Paz, lembrou da importância do debate. “É preciso nos humanizarmos para atender e acolher as crianças vítimas de abuso. Precisamos buscar alternativas para combater o crime. O prefeito Miki Breier sempre demonstrou preocupação com esta pauta e, em seus 10 anos como deputado estadual, foi presidente da Frente Parlamentar Estadual em defesa da Criança e do Adolescente, provendo a discussão para a quebra de silêncio a fim de se enfrentar esta face assustadora da realidade. Pensamos que o debate é o primeiro passo para se combater esse crime”, disse o secretário.

A coordenadora do Centro de Pesquisa, Formação e Acolhimento Rodrigo Marcelino (Cepefa),Mara Tressoldi, alertou para que as redes estejam atentas a detectar aos sinais do crime. “Precisamos de mecanismos de proteção para acabar com esse crime e, através do nosso debate, provocar o Poder Público para entrar nessa luta”, disse. 

O secretário de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Valdir Mattos, lembrou os 274 casos denunciados no ano de 2018 e disse que o Poder Público e a sociedade precisam trabalham para enfrentar juntos esse problema, denunciando os casos de violação. A atividade desta quarta-feira integra a Semana de Mobilização para o Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciada no dia 18 de maio.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.