Feira do Peixe em Cachoeirinha vende 22 toneladas em cinco dias
Durante os cinco dias de evento, seis bancas comercializaram peixes, produtos coloniais e hortifrúti
Cachoeirinha – Com o mar para peixe, a 24ª edição da Feira do Peixe de Cachoeirinha foi considerada um sucesso pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). Realizada no Parcão da Paz Ignácio Aloisio Herbert, na parada 57, a feira atraiu mais de 8 mil pessoas entre os dias 14 e 18 de abril e movimentou aproximadamente 22 toneladas de pescados, com preço médio de R$ 39,90 o quilo.
Durante os cinco dias de evento, seis bancas comercializaram peixes, produtos coloniais e hortifrúti. A movimentação intensa se manteve até o início da tarde da Sexta-feira Santa (18), quando clientes ainda buscavam os produtos para o almoço. A venezuelana Consuelo Rivery, moradora do Parque Matriz, saiu satisfeita com dois quilos de cação para preparar um ensopado. Já o casal Amorim e Silvia, do Parque Brasília, deixou a feira de mãos vazias: “Viemos atrás da tainha assada, mas acabou. Agora é arroz, ovo e vinho”, brincou Amorim.

A tradicional tainha assada foi o carro-chefe da feira e teve demanda intensa. Mais de 200 unidades foram vendidas apenas nos dias do evento. Os comerciantes responsáveis pelo buffet se dedicaram exclusivamente à preparação do prato, que chegou a formar fila de espera. Filés, camarões e salmões também tiveram grande saída, assim como os itens coloniais e hortifrúti. Na área externa, dois food trucks e as bancas da Feira Conexões garantiram variedade gastronômica e artesanal.
Estreante na feira, o feirante Renato Sparremberger, da Vila Anair, comemorou as vendas: “Faturei mais de R$ 15 mil com 1.800 quilos de hortaliças, verduras e temperos. Foi tudo muito organizado e o público estava disposto a comprar.” O peixeiro Jorge Rolf também celebrou: “Vendemos mais de 2 mil quilos de peixes. É uma oportunidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos a preços acessíveis.”

Entre os destaques do setor colonial, Antônio Jelton da Silva contabilizou mais de 80 garrafões de vinho e 363 quilos de produtos coloniais, entre eles queijos, torresmos e salames vendidos. “Participo de várias edições e essa foi a melhor. Qualidade em todos os sentidos”, afirmou.

A banca de pastel registrou a venda de mais de 2.500 unidades, enquanto as bancas de artesanato da Feira Conexões comercializaram mais de 600 peças. A secretária da SMDET, Sueme Pompeo de Mattos, avaliou positivamente o evento: “Os feirantes estavam mais comprometidos, e o público atendeu ao nosso chamado. A feira cumpriu seu papel de fomentar o comércio local com produtos de qualidade, bons preços e atrações culturais que ficaram por conta dos shows realizados na parte da noite”.

“Com 24 anos de tradição, a Feira do Peixe de Cachoeirinha segue como referência na região durante a Semana Santa. Durante a semana, nossa equipe realizou uma pesquisa de satisfação, cujos resultados serão divulgados em breve. Com base nesses dados, teremos parâmetros para organizar a 25ª edição da Feira do Peixe”, comentou Sueme.





