Fearg expõe carro 100% elétrico em Morungava - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O carro elétrico esta na FEARG - Foto: Paloma Vargas/Divulgação

Fearg expõe carro 100% elétrico em Morungava

Espaço de Inovações Tecnológicas trouxe a novidade para o público da feira

Gravataí – A Feira Agro Rural e Turística de Gravataí (Fearg) está promovendo uma excelente oportunidade aos produtores com informações sobre o que tem de melhor em tecnologia e inovação. Com o propósito de fomentar e desenvolver cada vez mais nossa agricultura, o evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e tem o patrocínio do Banrisul.

A Associação das Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação do Vale do Gravataí (AGTI), que há três anos é parceira da Fearg, está realizando uma verdadeira imersão tecnológica ao público. Nesta sexta-feira, o stand contou com o prestígio do vice-prefeito Áureo Tedesco.

“Cerca de 67% das propriedades agrícolas do país usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção. Por isso, contar com um espaço especial sobre o assunto da Fearg é de extrema importância”, disse Denner Gelinger secretário da SMAA.

Expondo no espaço Inovações Tecnológicas, a instaladora Gouvêa (IG) Energias Renováveis, empresa que abraçou a causa da energia renovável e de baixo impacto ao meio ambiente, trouxe para a feira o carro 100% elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF.  

“Estamos falando em energias renováveis. No futuro, teremos estações que serão abastecidas por painéis fotovoltaicos ou energias renováveis, que vão gerar eletricidade para abastecer estes veículos”, explica Selma Fraga, presidente da AGTI.

De modo geral, a eletricidade é mais barata do que os combustíveis fósseis. O custo por quilômetro rodado com um carro elétrico é até 50% inferior em relação a um modelo movido à combustão. Além disso, os veículos elétricos têm manutenção 15% mais barata devido à simplicidade de sua mecânica.

“A ideia é chamar atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente através de energias renováveis, que hoje já é realidade através de energia solar fotovoltaica convertida em eletricidade para abastecimento do veículo”, explica Délcio Bernard, coordenador da IG.

As expectativas são otimistas para o mercado de elétricos. Conforme estudo da Bloomberg New Energy Finance, até 2040 estes modelos vão corresponder a 55% do total de veículos nas ruas. A redução dos preços praticados pelos fabricantes será o principal fator para impulsionar o crescimento nas vendas.

O que é energia fotovoltaica?

É a energia gerada a partir de células fotovoltaicas, quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons é transferida para os elétrons para poderem movimentar-se, gerando a corrente elétrica. As células fotovoltaicas são dispostas de diversas formas, a mais utilizada é através de painéis ou módulos solares que possuem o silício como material absorvente dessas células.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.