Estudante de Cachoeirinha vai representar o Brasil em competição na França – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Gian e Maria Eduarda com o prefeito - Foto: Tiago Cechinel/PMC

Estudante de Cachoeirinha vai representar o Brasil em competição na França

Gian Schmidt Azambuja está no grupo de estudantes que estará na etapa mundial do “Act in Space”, em Cannes, na França

Cachoeirinha – O estudante de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gian Schmidt Azambuja, morador do bairro Vila Márcia, de Cachoeirinha, está no grupo de brasileiros

Publicidade

um dos integrantes do grupo Team IntOrbit, formado ainda por Maria Eduarda D’avila Dlugokinski, João Paulo Camargos Carneiro e João Cairuga, que levou o primeiro lugar na etapa nacional do Act in Space – evento gratuito que busca promover o uso de tecnologias aeroespaciais para o benefício das pessoas e do planeta, com impacto no dia a dia, através de uma maratona internacional que acontece simultaneamente em 35 países e mais de 60 cidades. 

Publicidade

No Brasil, o evento é sediado na PUCRS. Agora o grupo vai para Cannes, na França, concorrer com pessoas de todo o mundo por prêmios que vão desde uma experiência antigravidade até a mentoria de agências espaciais. Entre os prêmios recebidos por eles, está a passagem paga para um dos componentes. Conforme Gian, “são quatro integrantes: um não vai viajar, outro pagará a própria viagem, outro terá a passagem custeada pelo prêmio e o outro precisa buscar apoio para custear a sua ida. Para isso, foi aberta uma vaquinha online”.

Maria Eduarda, aluna do primeiro semestre de Ciências da Computação, bolsista pelo PoaTek e integrante da equipe vencedora conta que este foi seu primeiro hackaton e que não esperava a vitória, considerando que seu grupo escolheu um assunto complexo.

Publicidade

“O nome do nosso grupo é IntOrbit (Int de inteiro e Orbit de órbita) e o nosso nome de projeto é Orbital Quantum Computer. Nosso projeto é colocar um computador quântico em órbita através de um satélite e assim conseguir usar 100% de um computador quântico – algo que ainda não é possível e o objetivo é justamente usar a capacidade máxima dele”, explica a estudante.

Na última quarta-feira (11) Gian e a colega Maria Eduarda foram recebidos pelo prefeito Cristian Wasen, que prestou apoio ao grupo e destacou a importância dos jovens para a produção de conhecimento no Brasil. Eles arrecadaram pouco mais de R$ 2 mil e a meta são R$ 30 mil, que vai cobrir os vôos, estadia e alimentação. Para contribuir com o Team IntOrbit, é possível ajudar pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/actinspace-finalistas-na-franca.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.