Economia Solidária realizará mutirão para confecção das Carteiras do Artesão - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Fomentando a economia local - Foto: PMG/Divulgação

Economia Solidária realizará mutirão para confecção das Carteiras do Artesão

Parceria entre a prefeitura e o FGTAS Sine pretende acabar com a fila de espera

Gravataí – Sempre preocupada em fomentar a economia solidária, a Prefeitura de Gravataí por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) em parceria com o FGTAS Sine, estará realizando um mutirão para confecção da Carteira do Artesão. A iniciativa será no dia 11 de julho, das 9h as 16h, no salão da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (Igreja Matriz), rua Cônego Pedro Vagner, 717.

Publicidade

“Estamos com uma lista de espera onde vários artesãos aguardam a confecção da carteirinha. E devido às demandas, não estávamos conseguindo atender a todos. Com o mutirão, nossa ideia é realizar o cadastramento de todos eles e de novos interessados em fazer parte da economia solidária, expondo nas feiras”, explica a chefe do Setor da Economia Solidária Paula Letícia dos Passos.


Para participar do mutirão, onde serão realizados testes de artesanato (o artesão deverá apresentar três modelos diferentes de trabalho), é necessário fazer a inscrição antecipadamente direto no FGTAS Sine. “O artesão precisa levar uma copia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3/4. Com relação à taxa, no dia, será dada orientação a respeito do pagamento. Quem tem mais de 60 anos, é apenado ou quilombola é isento e os demais pagam R$ 22. Porém, só será gerada cobrança após comparecimento no teste”, informa Anderson Rasfild de Bem, Agente Administrativo do Sine. “Estima-se realizar de 25 a 30 testes no dia 11. Caso este número seja ultrapassado, a ideia é realizar um novo mutirão no mês seguinte.”

Além de ser um reconhecimento do artesão como profissional autônomo, a carteirinha traz inúmeros benefícios para quem a obtém: Identidade profissional, direito de contribuir para a Previdência Social, direito de gozo dos benefícios da Previdência Social, isenção do ICMS, declaração de renda e todos os benefícios fornecidos pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).

Publicidade


Se o artesão já possui este documento, durante o mutirão, será possível também, incluir novas técnicas ao cadastro. “Será necessário já ter a carteirinha atual a pelo menos seis meses, conforme prazo estabelecido pela Casa do Artesão de Porto Alegre, que coordena o PGA e realizar testes das novas técnicas”, reforça Anderson.

FGTAS Sine

Para fazer a inscrição no mutirão dirija-se ao Sine na Avenida Benjamim Constant, 100, no bairro Passo das Pedras. O atendimento é realizado nas quintas-feiras das 9h às 11h.

Renovação da Carteira do Artesão


Idosos e isentos devem renovar a carteirinha de quatro em quatro anos. Já os demais artesãos, sempre de dois em dois. A renovação também é realizada no Sine e o telefone para mais informações é o 3496.6482.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.