Crianças das escolas municipais ganham formação de PROERD - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Alunos formados em 2018 no PROERD - Foto: Divulgação/PMG

Crianças das escolas municipais ganham formação de PROERD

Os encontros terão como objetivo tratar de temas relativos a prevenção às drogas

Gravataí –Durante a infância e a adolescência, o ser humano aprende a conviver em sociedade, a seguir regras, a entender como o mundo funciona. São fases da vida, cada uma com suas características específicas, que marcam uma pessoa para sempre. A Brigada Militar (BM) realiza, em diversas escolas do município, trabalhos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa é uma parceria entre BM e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Pesquisas recentes revelam que o contato dos jovens com as drogas tem acontecido cada vez mais cedo, e sabemos a importância que a orientação da família tem no combate à elas. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, esse cuidado não deve ser apenas para adolescentes. Ele também deve ser estendido para as crianças, que precisam ser orientadas desde pequenas sobre o que são e as consequências das substâncias químicas.

O programa tem por objetivo tratar de temas relativos a prevenção às drogas, a solução de conflitos e a prevenção à violência. As escolas municipais selecionadas para este primeiro semestre são: Irmã Clessia, São Marcos, Cecilia Meireles, Vanius Abílio dos Santos, Parque dos Eucaliptos, Instituto Bahai, Jerônimo Timótio da Fonseca, Bárbara Maix, Antônio Ramos da Rocha, Ivete Serafini, Cincinato Jardim do Vale, Prefeito José Link, Antônio Aires de Almeida, Áurea Celi Barbosa, Ladislau de Oliveira Nunes, Tancredo Neves, Professora Idelcy Silveira Pereira, Nova Conquista e Santa Madalena.

“A metodologia e o desenvolvimento do programa só tente a acrescentar na formação cidadã de nossos alunos por meio da educação preventiva. Queremos que as crianças reflitam sobre as situações e que tenham segurança nas suas decisões”, disse a soldado Michele Carrasco. Os soldados Jairo Macedo, Diogo Avila e Julian Diego também participam do projeto em Gravataí.

Crianças das turmas do 5° ano do Ensino Fundamental terão acesso a conteúdos elaborados em material didático, disponibilizado gratuitamente e que abordarão temas como: Leis e regras para ficar seguro; Como ser um bom cidadão; Drogas podem ajudar ou prejudicar; Resolvendo conflitos sem violência.

Ao todo serão 10 encontros, que ocorrem uma vez por semana, com uma hora de duração. Após o curso, os alunos participam de uma formatura e recebem o certificado Proerd.

Compartilhe essa notícia