Conferência Municipal discute políticas públicas para os idosos - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Conhecendo mais sobre os seus direitos -Foto: Giulliano Pacheco/PMG

Conferência Municipal discute políticas públicas para os idosos

O encontro visa debater políticas públicas para os idosos

Gravataí – Com realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM ), a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu nesta sexta-feira, 22, no CTG Aldeia dos Anjos. O encontro visa debater políticas públicas aos idosos.

Na abertura, o vice-prefeito Áureo Tedesco destacou a importância do evento para os idosos.”A atividade que promovemos hoje está dentro de uma política de direitos e, nesses espaços, os idosos são estimulados para o exercício participativo e a cidadania. Tenho segurança que daqui iremos colher as melhores ideias e implementações. São claras as temáticas aqui abordadas e a importância que a Prefeitura dá a ela, dispondo, inclusive, de uma assessoria especial a ela dirigida”.

Os participantes estão expondo as suas ideias e reivindicações baseadas nos quatro eixos da Conferência desta edição, sendo eles “Direitos fundamentais na construção/efetivação das pessoas idosas; educação – assegurando o direito; enfrentamento da violência de direitos e conselho de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implantação das políticas públicas; os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas e os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas para os idosos”.

A coordenadora da Conferência, Catia Paim, destacou a responsabilidade das instituições envolvidas com a proteção dos idosos. “O nosso total zelo e cuidado em, principalmente, desenvolver políticas públicas, que venham a garantir o atendimento de qualidade, sendo no âmbito da saúde, da acessibilidade, dos serviços e na qualidade de vida dos nossos idosos”.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Marlene Espindola, destacou que o município vem disponibilizando espaços de atenção aos idosos: “Uma coisa é certa, ou envelhecemos, ou morremos, então o que queremos nessa caminhada? Dentro do município estamos extremamente bem amparados. Queremos melhorar? Sim. Por isso estamos neste encontro de hoje. Sempre há o que melhorar, mas temos orgulho do que conquistamos até aqui”.

O assessor especial de Políticas Públicas para o Idoso, Guerino Sartor, falou da importância de assegurar que os direitos sejam verdadeiramente garantidos. Já o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Tanrac Saldanha, recomendou: “Temos que valorizar o idoso, fazer com que tenha um cuidado especial e fazer com que todos eles tenham acesso ao que lhes é de direito. Esse é um dos nossos papéis enquanto gestores públicos”.

O secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Claiton Manfro, destacou como é importante resgatar os valores sociais e humanos na sociedade em que vivemos. “Meu pai dizia que na vida de tudo “há”. A vida é um “toquinho”. Ele estudou somente até a quarta série, mas com isso queria dizer que, quando nascemos, não trouxemos nada. E quando a gente morre, não levamos absolutamente nada também. E, frequentemente, vimos filhos abandonarem pais por herança, dinheiro e ganância. Isto está absolutamente errado. Isso nos afasta da condição humana. Nós temos que exercitar a afetividade e compaixão ao próximo”.

Município oferece diversos serviços aos idosos

A Prefeitura de Gravataí oferece diversos serviços para melhorar a qualidade de vida dos idosos do município. Confira os principais:

Centro Especializado para Idosos Frágeis

A Casa do Idoso, localizada no bairro São Geraldo, presta serviço de atenção integral à terceira idade. A equipe é composta por uma equipe multiprofissional, com médicos, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos. Oferece grupos de convivência, atividade física e oficinas de tricô. O acolhimento é realizado somente com agendamento prévio. Informações pelo telefone: 3600-7753.


Núcleos de ginástica para 3ª idade

A Administração Municipal possui núcleos de ginástica para 3ª idade, espalhados em diferentes pontos do município. As atividades ocorrem em dois turnos: manhã e tarde. Maiores informações pelo telefone: 3600-7733.

Cartão do Idoso

O cartão de idoso dá direito ao estacionamento na Vaga de Idoso (identificada com placas). Os cartões podem ser adquiridos na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Avenida Ely Corrêa, 675, bairro Parque dos Anjos. Mais informações pelo telefone 3600-7101 ou semurb@gravatai.rs.gov.br. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso (APPI)

A assessoria tem como objetivo qualificar e divulgar as políticas públicas do idoso no município, contribuir com o trabalho das secretarias municipais e servir de instrumento para organização da Sociedade Civil. Está localizada na sede da Administração Municipal, Avenida Dr. José Loureiro da Silva, 1350, Centro. Telefone para contato: 3600.7026.

Atendimento nos CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município possuem Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, com objetivo de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. Entre as atividades ofertadas estão oficinas de dança, artesanato, música e passeios em grupo.

O CRAS também é responsável pelo encaminhamento da Carteira do Idoso, instrumento de acesso à garantia da gratuidade de vagas e desconto de 50%, no mínimo, do valor das passagens interestaduais para idosos, cuja idade seja igual ou superior a 60 anos, com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, sem meios de comprovação de renda, mediante a inserção no Cadastro Único.

Interessados nos serviços oferecidos devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, para mais informações.

CRAS BARRO VERMELHO

Endereço: Rua Neiva da Costa, 103  – parada 102  – Bairro: Dona Neiva

Fone: 34902967/ 34214735

CRAS SÃO JUDAS TADEU

Endereço: Rua Félix Rodrigues, 155 / São Judas Tadeu –  parada 62

Fone: 34231931 – 34904481

CRAS CENTRO

Endereço: Rua Coronel Fonseca, 955 – Centro

Fone: 34885883 – 34843073

CRAS BARNABÉ

Rua Escobar, 113 – Parque dos Eucaliptos

Fone: 34845265 – 34965366

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.