Oeste e o Sul gaúcho tiveram uma noite e madrugada com chuva forte, vento e muitos raios
Fortes áreas de instabilidade ingressaram pelo Oeste gaúcho ainda no final da sexta-feira (15) e avançaram para pontos do Centro do Estado (região de São Gabriel), a Campanha e o Sul gaúcho na madrugada deste sábado (16).
A instabilidade trouxe chuva forte a torrencial em diversas localidades com acumulados altos em curto período. Houve ainda rajadas de vento em alguns pontos.
Os acumulados de chuva até o final da madrugada deste sábado chegavam a 55 mm em Dom Pedrito, e 35 mm em Uruguaiana, Rosário do Sul e Pelotas. Alegrete teve 30 mm. Livramento, na fronteira com o Uruguai, teve relâmpagos e raios durante toda a noite. Chuva forte causou alagamentos em pontos da cidade. O fotógrafo Fabian Ribeiro registrou em fotos a noite elétrica na cidade da fronteira.
A MetSul adverte para um fim de semana de instabilidade no Sul do Brasil com chuva que será localmente intensa e volumosa acompanhada de temporais isolados com queda de granizo e/ou vendavais. Alguns dos temporais podem ser fortes a severos, podendo trazer transtornos e danos.
Fortes áreas de instabilidade atuam nesta manhã na Campanha e no Sul gaúcho. Na segunda metade deste sábado, com forte calor, novas áreas de instabilidade vão se formar e algumas serão intensas, alcançando a maioria das regiões gaúchas, mas, principalmente, áreas do Centro para o Norte gaúcho. Será o segundo momento do sábado com temporais e o de maior risco para a região de Porto Alegre e área metropolitana. Novamente, pela temperatura elevada, há chance de temporais isoladamente fortes a severos.
Fonte: METSUL