Campanha 'Maio Amarelo' promove ações sobre segurança no trânsito - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Conscientizado os motoristas - Foto: PMG/Divulgação

Campanha ‘Maio Amarelo’ promove ações sobre segurança no trânsito

Somente nos primeiros cinco meses de 2019 foram registrados cinco acidentes fatais na cidade

Gravataí –Maio é o mês em que se institucionalizou o fortalecimento das ações educativas para promover a segurança no trânsito. Este é o propósito da campanha “Maio Amarelo”, destinada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb) está engajada na campanha de conscientização.

“O Maio Amarelo tem um papel de tornar mais visíveis as ações, que rotineiramente o município trabalha, na área de educação e segurança no trânsito”, explica Alison Silva, titular da Semurb.

Dentro da programação deste mês, estão previstas ações de sensibilização sobre pilotagem segura, direção defensiva, blitz e palestras. Tudo com foco na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade. Folhetos informativos e a tradicional fita amarela que simboliza a campanha deverão ser entregues aos motoristas.

“Nossa missão é salvar vidas com esta campanha. Acreditamos que nada é mais importante no trânsito do que a preservação da vida. Neste último ano, tivemos um número alto de vítimas fatais nas nossas estradas. Então é uma oportunidade para fazermos uma reflexão, que todos nós somos responsáveis em mudar essa realidade tornando nosso trânsito mais educativo e seguro”, disse Roger dos Santos, chefe do setor de Educação para o Trânsito.

Um das ações do Maio Amarelo será: “Tá lá o corpo estendido no chão” – com pinturas na via em 16 locais onde houve acidentes de trânsito fatais em 2018.


Entenda mais sobre o “Maio Amarelo”

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Já o Amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Daí a ideia de criação do Movimento Maio Amarelo.


A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Daí o propósito de criação do Movimento Maio Amarelo. (Imprensa/PMG)

Compartilhe essa notícia