Após repetidos casos de stalking, homem é preso em Gravataí
De acordo com a investigação, o homem passou a importunar uma mulher de 22 anos por meio das redes sociais, mesmo sem manter qualquer vínculo com ela

Gravataí – Os policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) realizaram, na sexta-feira (13), a prisão preventiva de um homem de 48 anos investigado pelos crimes de perseguição, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência. A ação policial foi coordenada pela delegada Amanda Andrade e ocorreu no bairro São Vicente, em Gravataí.
De acordo com a investigação, o homem passou a importunar uma mulher de 22 anos por meio das redes sociais, mesmo sem manter qualquer vínculo com ela. Conforme apurado pela Polícia Civil, o investigado nunca teve relacionamento, convivência ou contato anterior com a vítima. Ainda assim, passou a enviar mensagens e insistir para que mantivessem um relacionamento.
Segundo informações do inquérito policial repassadas pela Delegada Amanda Andrade, as investidas ocorreram de forma contínua por meio de mensagens enviadas pelas redes sociais. A jovem relatou à polícia que o homem insistia em estabelecer contato, mesmo após ser ignorado e advertido. As mensagens e tentativas de aproximação causaram medo e levaram a vítima a procurar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
Após o registro da ocorrência, a vítima solicitou medidas protetivas de urgência, que foram concedidas pelo Poder Judiciário. A decisão determinava que o investigado mantivesse distância e interrompesse qualquer forma de contato com a jovem, inclusive por meios digitais. Mesmo com a ordem judicial em vigor, o homem continuou tentando manter contato e seguiu com as investidas por meio das redes sociais.
A investigação também apontou que, em um dos episódios, o investigado descobriu o local de trabalho da vítima e foi até o estabelecimento, fato que aumentou a preocupação da mulher. Diante do descumprimento das medidas protetivas e da continuidade das ações de perseguição, a equipe da DEAM reuniu informações e solicitou à Justiça a prisão preventiva do investigado. O pedido foi aceito pelo Judiciário. A ordem judicial foi cumprida pelos agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, que localizaram o homem e prenderam nesta sexta, finalizou a titular da DEAM
A delegada Amanda Andrade destacou que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) atua no atendimento às vítimas e na investigação de crimes como perseguição, ameaça e outras formas de violência contra a mulher. Segundo ela, o trabalho da unidade inclui o registro de ocorrências, a solicitação de medidas protetivas e ações para interromper situações de violência e responsabilizar os autores.
Após a prisão, ele foi encaminhado para os procedimentos legais e posteriormente conduzido ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
.





