Alba assina convênio com a Caixa para obras de infraestrutura - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Ajudando a classe artística- Foto: PMG/Divulgação

Alba assina convênio com a Caixa para obras de infraestrutura

O Recurso de cerca de R$ 20 milhões será utilizado para a construção de Complexo de Educação Especial e pavimentação de ruas e estradas

Gravataí – O prefeito Marco Alba assinou na manhã desta segunda-feira (06), um financiamento para infraestrutura, junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 20 milhões. O recurso será utilizado para a construção de um complexo educacional para alunos com necessidades especiais, de uma escola de educação fundamental no Residencial Breno Garcia, da estrada de ligação da ERS-030 à BR-290 (Freeway) e asfaltamento das Ruas Angélica Apolo e Carlos Gardel, no bairro São Vicente, e da Estrada Artur José Soares.

Publicidade

Segundo o prefeito Marco Alba, esta linha de crédito é destinada a investimentos multissetoriais, que vão da infraestrutura de mobilidade até a construção de equipamentos educacionais, com o necessário complexo educacional para alunos com necessidades especiais. “Vamos assim concentrar três serviços distintos que atualmente funcionam em prédios alugados e, por vezes, sem as condições totais de acessibilidade.” São eles a Escola de Educação Especial (Cebolinha), a Escola de Educação Especial para Surdos e o Centro de Atendimento Educacional Especializado.

O prefeito ainda ressalta que este financiamento só está sendo possível por conta da organização da saúde financeira feita pelo seu governo. “Foi a nossa preocupação em arrumar a casa que fez com que cumpríssemos as mais diversas exigências para que pudéssemos contratar este financiamento de uma forma consciente, de acordo com aquilo que temos capacidade real de pagar”, ressaltou o prefeito.

Representantes da Superintendência de Negócios de Governo de Porto Alegre da Caixa, entre eles o superintendente executivo Marcos de Souza Oliveira, participaram da cerimônia de assinatura do financiamento. “Este é o maior contrato do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) deste ano, na região de Porto Alegre. Para a Caixa é motivo de orgulho participar deste processo que, no final, beneficiará à comunidade. Nos colocamos sempre à disposição para, dentro do que podemos oferecer, estar junto com o município.”

Publicidade

Estavam presentes à cerimônia os secretários municipais Sonia Oliveira, da Educação; Davi Severgnini, da Fazenda; Alexsandro Vieira, da Administração; Paulo Martins, de Obras Públicas; Luciano Gerhadt, de Planejamento; Alison Silva, Mobilidade Urbana; e o procurador-geral e secretário da Saúde, Jean Torman. Além disso, os vereadores da base do governo Clebes Mendes, Alex Tavares, Paulinho da Farmácia, Jô da Farmácia, Mário Peres, Fábio Ávila, Nadir Rocha, Neri Facim, Airton Leal e Roberto Andrade.  

No que o valor será investido

Todas as obras previstas com este recurso já estão em fase de licitação ou serão licitadas nos próximos dias. Na área da educação, a escola municipal de ensino fundamental, que será construída no Residencial Breno Garcia, beneficiará cerca de 900 alunos nos turnos manhã e tarde, podendo ter o trabalho estendido para o turno da noite.

O Complexo de Educação Especial será destinado a atender cerca de mil alunos da rede municipal de ensino que necessitam de algum atendimento diferenciado. Além disso, ele unirá crianças e jovens já atendidos pela Escola de Educação Especial “Cebolinha”, Escola de Educação Especial para Surdos e Centro de Atendimento Educacional Especializado.  Conforme a secretária Sonia Oliveira, só o serviço do Cebolinha, que hoje atende a 80 alunos, poderá passar para 160. “Todos os nossos atendimentos nesta área serão ampliados.”   

Também serão contempladas obras ansiosamente aguardadas pela comunidade, como a pavimentação de 1.150 metros da Estrada de Ligação da RS-030 à BR-290; o asfaltamento das ruas Angélica Apolo (com 750 metros) e Carlos Gardel (com 620 metros), no bairro São Vicente; e o asfaltamento de 4 quilômetros da Estrada Artur José Soares. (Imprensa/PMG)

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.