Aberta as inscrições para o 5º Festival Estadual de Teatro - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
As inscrições ocorrem até o próximo dia 24- Foto: PMG/Divulgação

Aberta as inscrições para o 5º Festival Estadual de Teatro

Espetáculos Adultos e Infantis de todas as regiões do estado podem se inscrever até 19 de julho

Gravataí – Para promover a cultura e incentivar os grupos teatrais, a Prefeitura de Gravataí realiza através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), com a parceria do Sesc Gravataí, o 5º Festival Estadual de Teatro. Contando com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) o festival será realizado de 27 a 30 de agosto no Teatro do Sesc. As categorias serão Espetáculo Adulto e Infantil, e poderão se inscrever grupos amadores ou profissionais.

“Os festivais de teatro são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma política cultural que contemple a pluralidade e a diversidade. A troca de experiências e a formação de plateia. Voltamos no ano passado para o hall de festivais de teatro do Estado com a responsabilidade de trazer novamente Gravataí para o centro da cena”, explica Fernanda Fraga, secretária da Cultura, Esporte e lazer.

Os grupos irão concorrer a diversas categorias, como melhor espetáculo, melhor ator, atriz, direção, atores coadjuvantes, melhor texto, e diversos aspectos de montagem, como iluminação e trilha sonora. Com o foco em  promover a inclusão social através das artes, o festival traz a oportunidade de troca cultural entre artistas, diretores, técnicos e público em geral, de diversas regiões.

“Precisamos estimular as artes cênicas no município, e por isso estamos com diversos projetos em andamento. Um deles é o Festival Estadual, que estimula a criação artística e divulga nossos artistas”, conta Izabel Cristina da Silveira, técnica em Artes Cênicas da Smcel.

As inscrições são gratuitas, vão até o dia 19 de julho e podem ser realizadas através do e-mail smcel.teatro@gravatai.rs.gov.br, solicitando regulamento e ficha de inscrição ou diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na rua Antônio Donga, 15.

Para grupos de outras cidades, foi disponibilizada também a opção de enviar a documentação via Correios. Neste caso, será considerada a data limite de postagem no dia 19 de julho, conforme carimbo dos Correios.

Compartilhe essa notícia