23ª Feira do Peixe de Gravataí começa nesta quarta – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Os peixes ficarão em tanques até a sua comercialização -Foto: PMG/Divulgação

23ª Feira do Peixe de Gravataí começa nesta quarta

O evento ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 em três pontos da cidade

Publicidade

Gravataí –Os consumidores já podem ir se preparando para garantir o ingrediente principal das celebrações de Páscoa: o peixe. A 23ª edição da Feira do Peixe, promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA, em parceria com a Emater, e patrocínio do Banrisul, trará espécies variadas para agradar todos os tipos de paladares.

Publicidade
Publicidade

“Na Feira do Peixe serão oferecidos produtos diversificados, de excelente qualidade e procedência, já que são cultivados aqui no município pelos nossos piscicultores locais”, disse o secretário da SMAA, Denner Gelinger.

Publicidade

O piscicultor Ibanez Hoeser conhece bem o processo. Há mais de vinte anos no ramo, possui cinco açudes em sua propriedade. Espécies como Tilápia, Carpa-cabeça-grande, Pacú, Traíra, Carpa-capim e Jundiá estarão à disposição dos consumidores.

“A despesca garante um peixe limpo e acarreta em melhor custo benefício. Ela é uma das etapas finais antes da comercialização e, para chegar até lá, os peixes passam por um processo rigoroso de cultivo, com monitoramento do pH da água e alimentação adequada, conforme a espécie”, compartilhou o experiente piscicultor.

Publicidade


Sobre a despesca

A despesca consiste na retirada dos peixes, que serão comercializados dos açudes ou tanques. O procedimento ocorre quando os animais atingem o peso ideal de abate.  A rede utilizada para a operação, também chamada de puçá, deve ser especial para evitar traumatismo e lesões e impedir a fuga dos peixes durante a captura, que deve ser realizada de forma cautelosa.

No caso de Ibanez, os peixes dos açudes são recolhidos com as redes e alocados em tanques específicos, de acordo com a espécie, onde permanecem até o dia da comercialização.


Receita de dar água na boa

Veroni Rauber, extencionista rural da Emater, trouxe idéias e opções para diversificar os preparos dos alimentos na sexta-feira santa. Na oportunidade, apresentou a receita de um delicioso patê de peixe de tilápia. “É uma opção leve, que pode ser servida como aperitivo, acompanhada de pão torrado ou bolacha salgada, assim como também pode ser servida junto uma salada fresca”, disse.

Ingredientes: 300g de tilápía (cozida com água e sal), 300g de maionese ou requeijão ou iogurte natural, 1 pitada de orégano, tempero verde, pimenta e sal a gosto.


23 ª Feira do Peixe de Gravataí


Dias 17 e 18 de abril, das 9h às 20h


Dia 19 de abril, das 9h às 13h (Imprensa/PMG)

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.