Zaffa assina lei que impulsiona a inovação, a ciência e a tecnologia - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Incentivando a tecnologia - Foto: Paloma Vargas/PMG

Zaffa assina lei que impulsiona a inovação, a ciência e a tecnologia

Ação visa estabelecer políticas públicas municipais que estimulem o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de startups

Publicidade

Gravataí – Na última semana, o prefeito Luiz Zaffalon assinou a Lei Municipal Nº 4.364/2021, que, por meio do Decreto Municipal Nº 19.360, regulamenta a Lei Municipal Nº4.072/2019. Esta ação visa estabelecer políticas municipais que estimulem a inovação, o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de startups em ambientes públicos e privados, além de capacitar tecnologicamente este público e auxiliá-los no desenvolvimento de suas ideias. 

Na ocasião, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o empenho do município em desenvolver políticas ligadas à tecnologia, à ciência e à inovação, estando sempre de portas abertas para aqueles que visam empreender e desenvolver suas startups e projetos em Gravataí.  “Sempre buscamos apoiar e auxiliar os empreendedores em nossa cidade e esta lei municipal impulsiona, ainda mais, as práticas inovadoras, que são muito importantes para o desenvolvimento econômico do município.”

Publicidade

As ações do governo municipal também foram muito elogiadas pelos especialistas da área de tecnologia. Em uma live da prefeitura, durante o Mês da Inovação, que marcou a assinatura do Programa de Incubação da Unitec (Unidade de Inovação e Tecnologia) em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a CEO da Tecnosinos, Susana Kakuta, destacou a legislação do município como a mais moderna do estado, fato que motivou a universidade a investir no primeiro hub de Inovação da cidade, que tem como objetivo a aceleração de startups e a conexão entre a nova economia e os negócios tradicionais.

A titular da Secretaria Municipal da Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, citou que, entre as medidas que serão implementadas com a lei, estão diversos programas que buscam valorizar as iniciativas tecnológicas, incentivar a criação de hubs tecnológicos e fomentar a criação de startups, impulsionando-as por meio de programas de aceleração, além de outras ações, como a capacitação de jovens para o primeiro emprego para atuar nas áreas de inovação e tecnologia. Selma, também, relembrou que o próximo passo do município é sancionar decretos que regulamentam o Fundo de Inovação e Tecnologia (FIT) de Gravataí e o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Publicidade

“Com estas medidas, estamos proporcionando diversos avanços para o ecossistema inovador do nosso município, atraindo e conquistando novos empreendedores que virão desenvolver seus negócios em Gravataí”, relatou a secretária. Também participou da reunião, o consultor da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.