Conferência debate os desafios do envelhecimento – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Debatendo o cuidados dos idosos - Foto: Divulgação/PMC

Conferência debate os desafios do envelhecimento

O encontro ocorreu na última sexta-feira (29), na Sociedade Espirita São Francisco de Assis

Publicidade

Cachoeirinha – Os constantes avanços da medicina e as melhorias nas condições de vida estão proporcionando aos brasileiros maior longevidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida hoje no país é de 76 anos. Porém, não basta viver mais, é preciso viver melhor.

Publicidade

Neste sentido, o Conselho Municipal do Idoso de Cachoeirinha (COMDI), através da Conferência Municipal reuniu vários segmentos da sociedade civil, organizações sociais e agentes governamentais para elaborar propostas que serão encaminhadas para a Prefeitura através de um relatório. Além disso, a Conferência tem o objetivo de avaliar o Estatuto do Idoso e a sua aplicação no município. 

Publicidade

A presidente do COMDI, Gelci Machado Rodrigues, ressaltou que a Conferência é uma ferramenta importante de debate. “É o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, disse a presidente. 
O secretário de Saúde, Paulo Abrão, explicou que a porta de entrada do atendimento dos idosos é a unidade de saúde, no entanto, existem a necessidade de elaborar alternativas de prevenção. “Muito evoluímos no atendimento a população Idosa com a ampliação do Centro do Idoso qualificando o número de atividades e de profissionais, mas é preciso fazer além e propor uma estratégia de saúde preventiva”, destacou Abrão. 

O secretário de Governança, Juliano Paz, falou da importância do COMDI nos debates e decisões importantes da cidade. “O Conselho nos ensina a conviver e a dialogar diariamente com as nossas diferenças e uma cidade mais humana, justa e fraterna é uma cidade que pensa na criança e no idoso”, argumentou. 

Publicidade

Já o prefeito Miki Breier, ressaltou o simbolismo importante da Conferência destacando a participação do COMDI nos desafios do dia a dia da gestão. “Sabemos da necessidade da distribuição de remédios de uso contínuo, mas queremos qualificar a vida dos idosos com a implantação de novos espaços de convivência, mais academias de ginástica e outras atividades que dispensem os remédios”, esclareceu. 

Miki também falou do projeto Farmácia Itinerante. “Estamos trabalhando o projeto que terá uma unidade itinerante especializada onde os pacientes terão atendimento diretamente em seus bairros”, projetou. 

Na ocasião, foram debatidas propostas em 6 eixos fundamentais: saúde, educação, assistência social, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer. Entre as sugestões estão a diminuição das filas e a contratação de mais médicos geriatras. O encontro contou ainda psicóloga Marta Bassani e da apresentação do Grupo Camões da Melhor Idade e do Coral Marcelino Xavier. 

Novos delegados:
Adriana Brilante, Maria do Carmo Maciel, Celso, Falavinha, Mara Oliveira, Delmarina e Maria de Fátima Silva Rosa.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.