Gravataí

Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí tem prazo para inaugurar

De iniciativa do prefeito em exercício do município, Dr. Levi Melo, e viabilizado com recursos de emenda parlamentar, projeto será construído junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74

Gravataí – A 1ª Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí já tem data para ser entregue para a população: início de 2026. Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Gravataí apresentou o projeto do serviço para o deputado estadual Dimas Costa e para a vereadora Anna Beatriz. De iniciativa do prefeito em exercício do município, Dr. Levi Melo, e viabilizado com recursos de emenda parlamentar, o projeto será executado e construído pelo Executivo municipal junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74. 

Publicidade

“Vai sair o posto de coleta de sangue em Gravataí. Sabíamos da necessidade de fazer um banco de sangue na cidade, uma ideia que vem desde 2012. Toda a cidade vai ganhar com essa unidade de coleta de sangue, com grande potencial para a captação de mais doadores. É mais um sonho se tornando realidade para a saúde de Gravataí”, destacou o prefeito em exercício. Durante sua fala, o gestor reforçou a união de esforços para que o projeto saia do papel, tendo em vista beneficiar toda a população. 

Publicidade

Inicialmente projetado para ficar localizado em frente ao Hospital Dom João Becker (HDJB), a Unidade de Coleta de Sangue será erguida junto à UPA da 74. Com 115 metros quadrados, atendendo a todos os critérios de acessibilidade e pensado para ser acessado fora do ambiente hospitalar, o local contará com espaços de recepção, triagem clínica e hematológica, coleta, recuperação do paciente, lanche e sanitário. 

“A viabilização do serviço de coleta de sangue representa mais um importante momento para a cidade, tendo em vista que, atualmente, as pessoas necessitam recorrer a outras cidades para fazer a doação. Sempre pensamos no bem maior, que é a população que procura nossos serviços de saúde”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Facilidade para doadores de sangue

Conforme o deputado estadual Dimas Costa, a construção do posto de sangue tem o objetivo de facilitar doadores de Gravataí, assim como ser um incentivador àqueles que nunca doaram. Os recursos para a implantação e viabilização da 1ª Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí estão viabilizados por uma emenda parlamentar. Ela é de de R$ 1 milhão e foi destinada pelo deputado federal Danrlei de Deus. A emenda foi buscada pela vereadora Anna Beatriz e do parlamentar gravataiense, que também reiterou o compromisso de buscar recursos para a aquisição dos equipamentos para a unidade coletora.

“Sangue a gente não compra, a gente depende da solidariedade de todos. Doar sangue salva vidas, e é isso que vamos fazer”, comemorou a vereadora Anna Beatriz. 

Também estiveram presentes à apresentação representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o titular da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos (SMPPC), Guilherme Ósio, e o titular da Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Keller Severgnini.

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.