Gravataí

Unidade de Coleta de Sangue Amanda Schussler registra 470 doações em Gravataí desde março

Cada doação pode salvar até quatro vidas

Gravataí – Desde a primeira ação na Unidade de Coleta de Sangue Amanda Schussler, em março, ao menos 470 bolsas já foram coletadas em Gravataí, ajudando a salvar centenas de vidas. Para doar, é necessário fazer agendamento prévio pelo site da prefeitura, pelo link ou pelo WhatsApp (51) 3600-7450, informando nome completo, CPF e data de nascimento. As próximas ações de coleta estão previstas para os dias 15/7, 23/7, 27/7, 3/8, 12/8 e 15/8.

“Os estoques de sangue precisam ser mantidos de forma regular, porque a demanda é constante e não pode esperar, dependendo diretamente da solidariedade da população. A unidade permite a doação diretamente na cidade, sem que seja necessário que os cidadãos se desloquem para outros municípios. Nosso agradecimento também aos mutirões realizados por empresas para levar doadores para esse gesto tão importante de amor ao próximo”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.  

Já organizaram mutirões de doadores o Colégio Dom Feliciano, que levou alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Química, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Gravataí e as empresas Amcor, Rauter, Imobiliária Pessatto, Centro Universitário Cesuca, Crossfit Gravataí e Lucrati Contabilidade. O intervalo mínimo entre as doações para mulheres é de 90 dias e no máximo 3x ao ano. Para os homens, é de 60 dias e no máximo 4x ao ano. 

Cada doação pode salvar até quatro vidas. O funcionamento da unidade é realizado em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que também auxilia na capacitação, apoio técnico e transporte adequado das bolsas de sangue.  

O que é preciso para doar

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 Kg;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação; 

Impedimentos temporários

  • Gripe ou febre;
  • Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
  • Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
  • Tatuagem ou acupuntura nos últimos 6 meses;
  • Piercing ou brincos com menos de 06 meses;
  • Piercing em cavidade oral ou genital: 12 meses após a retirada;
  • Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
  • Herpes labial (inapto até 7 dias após a cicatrização)
  • Endoscopias, colonoscopias e demais procedimentos endoscópicos com menos de 6 meses

Impedimentos definitivos

  • Doença de Chagas;
  • Hepatite após os 11 anos de idade;
  • Ser portador dos vírus HIV (AIDS),
  • HCV (Hepatite C),
  • HBC (Hepatite B),
  • HTLV;
  • Uso de drogas injetáveis.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.