UBS’s oferecem vacinação e testes rápidos neste sábado em Gravataí
Ações ocorrem das 8h às 13h

Gravataí – A população de Gravataí poderá acessar serviços de saúde neste sábado (7), das 8h às 13h, nas unidades de saúde Princesa Isabel e Vera Cruz. A ação inclui vacinação contra a gripe, atualização da caderneta de imunização e realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de orientações alusivas ao Junho Vermelho, campanha que estimula a doação de sangue.
A iniciativa integra o calendário de atendimentos aos sábados promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços, especialmente de quem não consegue ir às unidades durante a semana.
“O atendimento aos sábados reforça nosso compromisso com a prevenção e promoção da saúde, levando os serviços a mais pessoas ao longo do ano”, afirma o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Também serão ofertadas doses contra outras doenças, como HPV — para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos — e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, indicada para pessoas de 1 a 59 anos.
Os testes rápidos detectam precocemente HIV, sífilis e hepatites B e C. Esses serviços também estão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira. As salas de vacinação encerram o atendimento 30 minutos antes do término das atividades, para organização e estabilização da rede de frio.
Locais de atendimento:
- USF Princesa Isabel – Rua Concórdia Costa, 222 – São Vicente
- UBS Vera Cruz – Avenida Gravataí, 498 – Vera Cruz
Serviços ofertados:
- Orientações sobre doação de sangue (Junho Vermelho)
- Vacinação contra a gripe e atualização da caderneta de vacinação
- Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C






