TRE/RS confirma data da nova eleição em Cachoeirinha
TSE foi consultado sobre a realização do novo pleito em Cachoeirinha, Entre Rios do Sul e Cerro Grande
Cachoeirinha – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu que a nova eleição para prefeito e vice em Cachoeirinha vai acontecer no dia 30 de outubro, mesma data do segundo turno da eleição geral. O presidente do TRE/RS, Francisco José Moesch, fez uma consulta ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e recebeu autorização para realizar a eleição suplementar em data diversa das que haviam sido definidas para esse ano.
Caso não ocorresse em outubro, a próxima data disponível seria 27 de novembro. Com a autorização do presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, o TRS/RS agora precisa editar uma resolução estabelecendo os prazos para o registro das candidaturas e período da campanha eleitoral. Conforme a assessoria de imprensa do TRE/RS, ainda não há uma data estipulada para que a resolução seja publicada.
A tendência, levando em conta o que aconteceu no município de Garibaldi, é que o prazo para a inscrição dos candidatos seja fixado para a segunda quinzena de setembro. Para a campanha eleitoral, o período não deverá ser superior a 40 dias.
O prefeito eleito Miki Breier e o vice Maurício Medeiros tiveram as diplomações cassadas por abuso de poder político e econômico no dia 19 de abril deste ano. Miki já estava afastado do cargo por decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS que investigada na época possíveis irregularidades em contratos da prefeitura com empresas terceirizadas responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo.
Maurício Medeiros era o prefeito em exercício e deixou o cargo no dia seguinte. O presidente da Câmara de Vereadores, Cristian Wasem, assumiu como prefeito interino e no comando do Legislativo ficou o vereador Gelson Braga.