ESTADO

Temporais avançam pelo Estado após calor extremo

O pico do calor deve ocorrer entre esta quarta e quinta-feira, com máximas elevadas em diversas regiões do Estado

O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor intensa nesta semana, com temperaturas que podem se aproximar dos 40°C, conforme a previsão da MetSul Meteorologia. O pico do calor deve ocorrer entre esta quarta e quinta-feira, com máximas elevadas em diversas regiões do Estado, além de risco de temporais isolados com chuva forte e rajadas de vento.

No começo da tarde desta quarta-feira (4), municípios da Fronteira Oeste já registravam temperaturas elevadas. Em Porto Xavier, uma estação particular marcou 37°C por volta do meio-dia. Em Doutor Maurício Cardoso, os termômetros indicavam 36°C, enquanto Bom Princípio e Venâncio Aires anotavam 35°C. Na Região Metropolitana, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32°C na estação do Jardim Botânico, em Porto Alegre. Em Campo Bom, a temperatura chegou a 32,5°C.

De acordo com a MetSul, a tarde será de calor generalizado, com máximas superiores a 35°C em grande parte do território gaúcho. Entre o Vale do Rio Pardo, Oeste e Noroeste, as marcas devem variar entre 36°C e 38°C, podendo alcançar pontualmente os 40°C no Noroeste. Já na Campanha e na Zona Sul, a presença de nuvens e pancadas de chuva deve limitar as máximas entre 27°C e 30°C, mantendo, no entanto, a sensação de abafamento.

A instabilidade já começou a avançar por municípios da fronteira com o Uruguai, onde as temperaturas ficaram ao redor de 25°C no início da tarde. A previsão indica pancadas isoladas de chuva e temporais com raios e vento forte, principalmente na Metade Sul. Modelos de alta resolução apontam para chuva intensa em pontos da Zona Sul e do entorno da Lagoa dos Patos.


Para quinta-feira (5), a MetSul projeta a manutenção do ar quente desde as primeiras horas do dia. O sol aparece entre nuvens na maioria das regiões, e as temperaturas voltam a subir rapidamente. As máximas devem oscilar entre 36°C e 38°C no Centro, Oeste e Noroeste, com احتمال de marcas próximas a 40°C em áreas do Oeste. Entre a tarde e a noite, o calor associado à umidade favorece a formação de novas áreas de instabilidade, com pancadas isoladas e temporais.

O alerta maior, segundo a MetSul, concentra-se na sexta-feira (6) e no sábado (7). Modelos meteorológicos indicam acumulados irregulares de chuva até a noite de sexta-feira, com volumes que podem variar entre 50 e 100 milímetros em pontos isolados, aumentando o risco de alagamentos. Na sexta, ainda haverá calor intenso no Oeste e Noroeste, com máximas entre 36°C e 39°C. No restante do Estado, o aumento da nebulosidade reduz a temperatura, mas mantém o abafamento.

A combinação de ar quente, umidade elevada e queda da pressão atmosférica cria um cenário propício a tempo severo. Células de tempestade devem se formar entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, avançando pelo Oeste em direção às regiões Central e Metropolitana, incluindo Porto Alegre. Há risco de rajadas de vento superiores a 80 km/h em pontos da Metade Oeste, além de descargas elétricas e possibilidade de granizo.

No sábado, o tempo permanece instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. O maior potencial de precipitação mais abrangente e persistente deve atingir a Metade Norte, incluindo Região Metropolitana, Serra, Alto da Serra do Botucaraí e áreas do Médio e Alto Uruguai. Apesar de poder trazer algum alívio às lavouras, a chuva ainda não deve reverter o quadro de estiagem em diversas localidades.

Outro destaque para o sábado será a queda nas temperaturas máximas, proporcionando alívio em relação ao calor intenso registrado nos dias anteriores.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.