Semana será marcada pelo retorno da chuva no RS - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A previsão é de chuva - Foto: Arquivo/oreporter.net

Semana será marcada pelo retorno da chuva no RS

Instabilidade será maior em Santa Catarina e no Paraná enquanto no Rio Grande do Sul a chuva será muito irregular na distribuição

A chuva está de volta ao Sul do Brasil neste começo de semana. Imagens de radar do começo da noite deste domingo (4) mostravam precipitação em diversas áreas do Norte e da Metade Oeste do Paraná, como nas áreas de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava. A chuva atingia ainda de forma isolada pontos do extremo Oeste de Santa Catarina.

Publicidade
Publicidade

As imagens de satélite da tarde já prenunciavam o retorno da chuva que era indicado por modelos numéricos. Nuvens de maior desenvolvimento vertical avançaram do Paraguai para o Sul do Brasil, dirigindo-se principalmente para o Oeste catarinense e o Paraná. No Rio Grande do Sul, exceção do Noroeste, a maior parte do estado seguia com tempo aberto e céu claro, ou seja, sem nuvens.

Publicidade

A instabilidade neste começo de semana deve afetar áreas mais ao Norte do Sul do Brasil. Santa Catarina e o Paraná nesta segunda-feira devem ter aumento de nuvens, embora o sol apareça com nebulosidade em diversas áreas, principalmente no território catarinense. No decorrer do dia, a chuva avança e atinge a maior parte dos dois estados e pode ser até moderada a forte em alguns pontos com trovoadas.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro em diversas regiões, mas no decorrer do dia ingressam nuvens na Metade Norte. Não se descarta até chuva no fim da tarde e à noite em pontos do Noroeste, Planalto, Médio e Alto Uruguai, perto da divisa com Santa Catarina. O tempo aberto da madrugada traz outro amanhecer frio. Nevoeiro, neblina ou nuvens baixas em diferentes pontos ao amanhecer, sobretudo no Centro e o Leste do estado. A tarde será agradável.

Publicidade

Na terça-feira(6), a instabilidade aumenta no Sul do Brasil com aumento da nebulosidade maior no Rio Grande do Sul. Chove no decorrer do dia em muitas áreas de Santa Catarina e do Paraná.

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva na terça será localmente forte e com risco de granizo isolado no Paraná com nuvens mais carregadas. A chuva atinge ainda a grande maioria dos locais de Santa Catarina na terça.

O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões gaúchas na terça, mas a nebulosidade aumenta muito no estado já no começo do dia. O tempo se instabiliza com chuva em diversas regiões, mas se antecipa que as precipitações serão muito irregulares na distribuição e em vários locais mais ao Sul e o Oeste não deve chover. A instabilidade será maior no Norte e no Nordeste gaúcho. Porto Alegre deve ter sol e nuvens com aumento da nebulosidade na terça e não se descarta chuva breve e passageira.

Na quarta-feira(7), o sol aparece com nuvens na maior parte do Sul do Brasil, mas algumas áreas ainda terão períodos de maior nebulosidade. Permanece a possibilidade de chuva localizada, ao menos em parte do dia, em poucos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Com ingresso de ar mais quente, alguns nuvens muito isoladas de maior desenvolvimento podem se formar com algum risco de trovoadas e granizo.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas, até 9h de quarta-feira, do modelo de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia. O modelo está disponível ao nosso assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias. Observa-se a tendência de os mais altos acumulados se concentrarem no estado do Paraná enquanto em algumas regiões gaúchas sequer deve chover.

A instabilidade retorna à medida que a massa de ar frio que chegou ao Sul do país na sexta-feira começa a enfraquecer e o centro de alta pressão que estava sobre a região avança para o Oceano Atlântico. O domingo teve o predomínio do sol com amplos períodos de céu claro no Rio Grande do Sul depois de um amanhecer congelante com mínimas de até -4ºC nas partes mais altas do estado gaúcho e de até -9ºC no Planalto Sul Catarinense, o que trouxe muita geada.

Publicidade
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.