Semana do Meio Ambiente é aberta com sessão de cinema 3D em Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O filme "O Planeta pede Socorro" foi exibido para o público - Foto: PMG/Divulgação

Semana do Meio Ambiente é aberta com sessão de cinema 3D em Gravataí

Com o tema “Evolua! Recicle ideias, transforme o futuro”, a semana busca a conscientização e a prevenção ambiental

Gravataí – Com o tema “Evolua! Recicle ideias, transforme o futuro”, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) deu inicio às atividades da Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (10), no Gravataí Shopping Center. A conscientização sobre os cuidados e a preservação da natureza marcou a cerimônia de abertura.


“Venho aqui de uma forma muito especial agradecer os momentos importantes que tivemos. Lá no Ministério Público Estadual na área especificamente relacionada ao Meio Ambiente tivemos algumas batalhas. Construímos uma relação de convênio com os municípios, que aqui depositavam os seus resíduos no Aterro Sanitário Santa Tecla. Conseguimos chegar a comum acordo. Alguns já estão cumprindo e se não fosse à participação do Ministério Público as dificuldades seriam muito maiores. Isso prova que todos os entes representativos, seja do Judiciário, do Ministério Público, do Legislativo ou do Executivo se compreenderem a capacidade de convergir em busca das soluções que a população deseja, elas se tornam mais rápidas, eficientes e eficazes”, disse o prefeito Marco Alba.  

O objetivo da Semana Municipal do Meio Ambiente é incentivar gerações a contribuírem para a solução dos problemas sociais e ambientais, a compreender o sentido do que é ser um cidadão participativo das ações de preservação do meio ambiente, além de avaliar as atitudes diárias e as suas consequências no meio em que vivem.

O Promotor de Justiça Daniel Martini destacou os avanços da cidade nas questões ambientais. “Voltar à Gravataí após atuação na área ambiental por 10 anos é uma coisa que toca meu coração profundamente. Quero reconhecer e parabenizar esta gestão municipal, inclusive, nas questões ambientais. Tivemos aqui um trabalho em conjunto com muitos avanços. Quero lembrar a Resolução do Aterro Sanitário Santa Tecla. Existia uma liminar, que não se cumpria e acumulava multas. Um problema que vinha de governos anteriores. Então, recebi no meu gabinete a visita do prefeito Marco Alba. Gravataí cumpriria a liminar e encerraria as atividades do Santa Tecla com recuperação. Lembranças muito boas. Fruto de um trabalho conjunto, pró-ativo e compromissado com os ideais de preservação e proteção do Meio Ambiente”, disse Martini, que é também o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) RS.


Cinema 3D para os estudantes da cidade

O objetivo de trazer o cinema 3D com o filme “O Planeta pede Socorro” para a Semana do Meio Ambiente é reforçar a importância de cuidarmos e respeitarmos o meio em que vivemos, usando um dos métodos pedagógicos intuitivos – o audiovisual que, com suas fantásticas e divertidas imagens em 3D, é capaz de envolver a criança emocionalmente com o tema discutido, fazendo com que ela perceba e guarde essa mensagem para toda a vida.

“Vejo que tem muita gente engajada com o tema no município. Domingo pela manhã recebi pelo menos dois telefonemas de moradores denunciando sobre desmatamento. Pessoas preocupadas com questão do Meio Ambiente. Aos pouquinhos estamos conseguindo conscientizar da importância do tema. Este evento tem nos alunos na rede municipal e da rede privada de Gravataí, o seu grande foco. Aqui atrás deste painel temos um cinema 3D, que vai mostrar durante a semana filmes para as crianças se conscientizarem da importância do Meio Ambiente na nossa sociedade. Teremos oficinas, palestras e distribuição de mudas”, explicou o diretor-presidente da FMMA, Luiz Zaffalon.

As sessões de cinema 3D serão realizadas no Gravataí Shopping Center e serão destinadas aos estudantes de Gravataí.  As atividades da Semana do Meio Ambiente são gratuitas e seguem até sexta-feira (15).”Nestes tempos de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes”, finalizou Daniel Martini.

Estiveram presentes no Ato os vereadores Clebes Mendes, Alan Vieira, Fábio Ávila e Paulinho da Farmácia, além dos secretários municipais de Educação Sonia Oliveira, de Saúde Jean Torman, de Assuntos de Segurança Flávio Lopes, de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, de Desenvolvimento Urbano, Cláudio Santos, Governança e Comunicação Social Claiton Manfro e os substitutos da Agricultura e Abastecimento Rafael Evaldt, de Desenvolvimento e Econômico e Turismo Iuri Camargo

Compartilhe essa notícia