Semana de Enfermagem promove formação na área da saúde - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Adquirindo conhecimentos - Foto: PMG/Divulgação

Semana de Enfermagem promove formação na área da saúde

A humanização da profissão foi um dos temas abordados nas palestras

Gravataí –Nesta semana, ocorreu a segunda edição da Semana de Enfermagem no Pronto Atendimento (PAM) 24 horas. Ao longo dos dias, foram administradas três palestras com temas pertinentes aos servidores da área de saúde do município. O evento é uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

No primeiro dia do evento, a palestra “Enfermagem humanizada, um gesto de carinho” foi ministrada pelo enfermeiro Jamyson Macedo, que é mestre em gestão, organização e administração em programas e processos de saúde. Ele atua como coordenador de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Macedo enfatizou a importância da atenção especial aos profissionais desta área: “São esses profissionais que passam a maior parte do tempo dando assistência aos pacientes.”, disse.

Ele realizou um “talk show”.  Nesta atividade super descontraída, convidou três servidores da plateia: uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma aluna de enfermagem para participarem da atividade. Foi uma oportunidade para relatarem e debaterem sobre as profissões relacionadas à área de enfermagem.

Já no segundo dia, aconteceu a palestra “A importância da enfermagem no atendimento a parada cardiorrespiratória”. A enfermeira Graziela Saraiva e a acadêmica de enfermagem Cintia Alves apresentaram as mais recentes técnicas de reanimação.

Encerrando as atividades, a enfermeira Priscila Fogaça palestrou sobre “Segurança do paciente e a comunicação como forma de cuidado”. A palestra abordou o tema com ênfase na importância de conversar e ouvir o que o paciente tem a dizer. “A comunicação traz benefícios principalmente para o paciente”, explica Priscila.

Ao final, a coordenadora, Angélica Jardim, agradeceu a presença de todos e prestou uma homenagem aos servidores que atuam há mais de dez anos no Pronto Atendimento. O evento contou com a presença do secretário Municipal da Saúde, Jean Torman.

Compartilhe essa notícia