Saúde recebendo diversos segmentos da sociedade para discutir sobre o Covid-19 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A reunião ocorreu na última sexta-feira (8) - Foto: Divulgação/PMG

Saúde recebendo diversos segmentos da sociedade para discutir sobre o Covid-19

Encontro pautou as medidas de prevenção da Covid-19 para tais segmentos, que se encontram no decreto 17.896

Gravataí –A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no intuito de esclarecer as dúvidas referentes às medidas de prevenção contra a pandemia que assola a população, segue mantendo reuniões com diversas entidades da sociedade civil. Ainda no final da tarde da última sexta-feira (8), Jean Torman, titular da pasta, reuniu-se com representantes do ramo futebolístico, das artes marciais e das produtoras de eventos.

Publicidade

Os representantes do Grupo de Profissionais de Eventos em Gravataí (GPEG), Alexandre Domingues, Gilberto Gomes e Graziele Menguer, ao informar que tais atividades envolvem cerca de mil pessoas no município, vieram à reunião em busca de orientações técnicas. Na ocasião os membros da GPEG trouxeram à pauta uma proposta de adequação a ser analisada pelo Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento ao Coronavírus.

Em resposta, o secretário Jean informou que neste momento o governo não tem condições de informar prazos para a retomada deste tipo de atividade. “Hoje os protocolos só confirmam que a diminuição da propagação do vírus se dá pelo distanciamento social”, enfatizou.

Já os representantes das entidades ligadas ao futebol e a outras modalidades de esportes trouxeram suas demandas, a principal delas, a reabertura das quadras poliesportivas, em especial as de futebol.  O titular da SMS reiterou a impossibilidade da retomada destas atividades no momento devido ao contato físico e risco de contágio durante as partidas, bem como a aglomeração de pessoas no entorno das quadras poliesportivas. “Há estudos que indicam que uma pessoa em atividade física pode lançar fluídos corporais a uma distância de 10 metros, isso impossibilita, neste momento, atividades como jogos de futebol”, afirmou Torman.

Publicidade

No início da noite, foi a vez de ouvir os representantes das práticas de artes marciais, que além de manifestarem preocupação por não estarem realizando suas atividades esportivas manifestaram apoio, bem como as demais entidades, às medidas tomadas para a prevenção da propagação do coronavírus. “A retomada parcial do comércio e a movimentação da população em instituições bancárias e transportes coletivos nos servirão de ‘termômetro’” para gradativamente podermos “afrouxar ou apertar” o regramento das atividades, contudo, a decisão final cabe ao Prefeito Marco Alba”, disse Jean Torman. Estiveram presentes Patrick da Academia World Tay, Gláucio oliveira da Body Fight, Bryan Scarparo da Academia Camarão Team e Suelen Santos da Pride Academia.

Publicidade

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.