No último sábado (16), quatro unidades de saúde tiveram programação alusiva ao Setembro Amarelo
Gravataí – Dando seguimento às ações desenvolvidas aos fins de semana, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu no último sábado (16), atividades em quatro unidades de saúde. Nos espaços, foi feita uma programação especial voltada ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e sobre a promoção e valorização da vida.
Ao longo do dia, as unidades Costa do Ipiranga, Itatiaia, Vera Cruz e São Vicente também realizaram ações de promoção e prevenção à saúde, como coleta de citopatológico, testes rápidos e imunização. A USF Itatiaia, por exemplo, teve uma sessão de cinema sobre o tema e contou com a presença de duas servidoras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II para uma roda de conversa sobre o assunto.
A USF Costa do Ipiranga, além de realizar coleta de citopatológico e fazer solicitação de mamografia, planejou trabalhos internos, como listas de busca ativa para atualização de esquema vacinal de pacientes da comunidade. A UBS Vera Cruz, por sua vez, apresentou os serviços de apoio de saúde mental no município e desenvolveu ações de saúde, como sala de vacina, testes rápidos e verificação de pressão arterial e glicose.
Por fim, a USF São Vicente teve consultas de enfermagem, pesagem do Bolsa Família, vacinação, coleta de citopatológico, testes rápidos e ações alusivas ao Setembro Amarelo, como caixa do desabafo e árvores dos problemas. Mais de 60 pacientes participaram da ação, que também teve atividade voltada ao grupo de mulheres com atividades manuais.
Setembro Amarelo
Durante todo o mês, diversas unidades de saúde e serviços especializados estão com ações voltadas ao Setembro Amarelo, dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e sobre a promoção e valorização da vida. A campanha visa incentivar apoio às pessoas que estejam passando por problemas ligados à saúde mental, bem como reduzir o estigma ainda hoje direcionado a pessoas que sofrem de transtornos mentais.