GRAVATAÍ

Saiba quem são os artistas contemplados com o Prêmio Dana de Artes Visuais

Entre julho e dezembro, as mostras premiadas de desenho, fotografia, arte digital, cerâmica, pintura e outros estarão abertas ao público no espaço do Quiosque da Cultura

Publicidade
Invista em Gravataí/RS

Gravataí – Após dois anos de interrupção, devido a pandemia, o Prêmio Dana de Artes Visuais está de volta. Em cerimônia no Quiosque da Cultura, nesta quarta-feira (1°), o público presente pôde conhecer os seis artistas premiados na 6ª edição do projeto artístico, sendo quatro do município e dois de fora de Gravataí. Presente na cerimônia, o vice-prefeito Dr. Levi Melo elogiou a importante parceria da empresa Dana Incorporated com o governo municipal na busca por promover um incentivo tão significativo quanto este. “É um momento único, que só é possível, a partir da sensibilidade de uma empresa que se preocupa com essa classe de trabalhadores. Que a Dana sirva de inspiração para outras instituições acreditarem no trabalho dos artistas.”

Publicidade
Planeje suas conquistas com o Sicredi
Publicidade
Sogil, há 72 anos em novimento

Entre julho e dezembro, as mostras premiadas de desenho, fotografia, arte digital, cerâmica, pintura e outros estarão abertas ao público no espaço do Quiosque da Cultura. Com o troféu de primeiro lugar em mãos, Venise Borges, moradora do bairro Itacolomi, falou sobre a importância da premiação. “É muito gratificante ver que a cidade ainda incentiva a cultura. Que, ainda, há espaços para as mostras dos nossos trabalhos”, disse. A artista contou ainda que, na sua exposição, o público encontrará fotografias da zona rural do município. “É tão perto, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas não conhecem pontos importantes de Gravataí como o Morro Itacolomi”, lembrou.

Publicidade

Consolidado em cinco edições anteriores que ocorreram, entre 2015 e 2019, já divulgaram e premiaram 34 exposições do segmento e, este ano, além das duas categorias já existentes, a premiação ainda contará com uma extra: o Prêmio Aquisição, que contemplará o candidato que obtiver maior número de visitantes em sua mostra, registrados no livro de presenças do Quiosque da Cultura. O prêmio será de 2 mil reais, destinado à produção de obras na área técnica artística em comemoração ao tema 75 anos de Dana no Brasil. “É muito bom ver o movimento artístico sendo fortalecido por uma empresa que é parceira de Gravataí. Não somente nesta área, mas, em tantas outras”, disse o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira.

Publicidade
Envie sua sugestão de reportagem

Estiveram no evento, também, a secretária substituta da SMCEL, Simone Lourenci; representando a Dana, a coordenadora de Recursos Humanos, Cristini Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Valdemar Max.


Confira os demais premiados: 


Artistas locais:

1º Lugar: Venise Vieira Borges

2º Lugar: Tito Flores da Silva

3º Lugar: Matheus Fernandes Dias

4º Lugar: Jhonatan Luiz de Souza Gomes


Artistas de fora do município:

1º Lugar: Lia Regina Gomes Braga

2º Lugar: Daiana Sherepel

Botão Voltar ao topo