RS: veja municípios com maior chance de chuva forte e alagamentos
Instabilidade começa no Oeste, Noroeste e Centro do RS nesta segunda

A partir desta segunda-feira (16), o Rio Grande do Sul deve registrar um episódio de chuva volumosa a excessiva, com risco de alagamentos, inundações e cheias de rios em diversas regiões, segundo alerta da MetSul Meteorologia. A instabilidade começa no Oeste, Noroeste, Norte, Centro e em parte da região da Campanha ainda nesta segunda, avançando na terça-feira (17) para quase todo o estado com uma frente fria.
A previsão aponta volumes de chuva entre 50 mm e 150 mm em áreas do Oeste, Centro e Sul, com marcas localmente superiores a 100 mm. Na quarta-feira (18), a chuva atinge quase todo o RS, exceto pontos ao Norte, com acumulados entre 50 mm e 100 mm principalmente no Oeste e faixa central. Na quinta (19), o tempo segue instável com chuva concentrada na metade Norte e faixa central, enquanto a metade Sul terá predomínio de sol. Na sexta-feira (20), a instabilidade persiste no Centro, Leste e Nordeste, com possibilidade de volumes elevados e ventos. No sábado (21), a previsão indica melhora com tempo firme devido ao avanço de ar frio e seco.
As cidades com maior probabilidade de chuva volumosa e excessiva incluem Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Alegrete, Santiago, Santa Maria, Tupanciretã, Sobradinho, Cruz Alta, Ijuí, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Canguçu, Camaquã, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul e regiões próximas. Também estão na zona de risco municípios como Pelotas, Porto Alegre, Região Metropolitana, Uruguaiana, Lajeado, Passo Fundo, Caxias do Sul e Montenegro, embora com volumes menores. As regiões mais ao Norte do estado, Leste da Serra, Litoral Norte e extremo Sul devem receber precipitações menores, sem riscos significativos.
Os elevados volumes previstos podem provocar alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, especialmente entre terça e quinta-feira, com risco de transbordamentos de arroios, quedas de barreiras e deslizamentos. Há ainda risco de cheia nos rios Uruguai, Ibicuí, Vacacaí, Ijuí, Ibirapuitã, Quaraí, Jacuí, Caí, Taquari e Camaquã, com atenção especial para a bacia do Jacuí. A elevação do nível do Guaíba pode causar alagamentos nas ilhas de Porto Alegre entre o final da semana e o início da próxima.
Apesar da preocupação, o cenário não se compara às chuvas extremas registradas em maio de 2024, consideradas de ocorrência rara no estado. A população deve manter atenção e acompanhar atualizações meteorológicas nos próximos dias.






