Rotary doa colposcópio para a Saúde - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
As doações foram realizadas na última quarta-feira (03) - Foto: PMC/Divulgação

Rotary doa colposcópio para a Saúde

Também foi doada uma cama especial que será usado para atender as mulheres de Cachoeirinha no Centro de Especialidades Clínicas

Cachoeirinha – Dirigentes do Rotary entregaram para a Prefeitura de Cachoeirinha um equipamento de fundamental importância para a saúde da mulher chamado colposcópio. “Com ele é possível realizar a colposcopia, um exame médico que permite ao ginecologista visualizar o canal vaginal e colo do útero através de lentes de aumento e iluminação, facilitando a identificação de lesões precursoras do câncer de colo de útero e lesões suspeitas na mucosa vaginal, como o HPV”, explicou a enfermeira Cristina Rossatto, coordenadora da Saúde da Mulher e integrante do Programa Viva Mulher.

O equipamento, recebido pelo prefeito Miki Breier, pela a primeira-dama Vanessa Morais e pelo secretário de Saúde Paulo Abrão, vai permitir que sempre que o resultado de Papanicolau (CP do colo uterino) estiver alterado, a mulher será encaminhada pela Unidade de Saúde para uma colposcopia podendo ter o resultado com mais agilidade.

Segundo Paulo Abrão, o Centro de Especialidade já dispunha de um equipamento. Com o reforço do novo, entregue pelo Rotary, Cachoeirinha poderá atender mais mulheres. “Nosso colposcópio seguidamente precisa de manutenção, isso prejudicava o fluxo de atendimentos. Com o novo equipamento, teremos condições de realizar 32 exames ao mês”, apontou.

A doação faz parte do projeto chamado Saúde da Mulher, desenvolvido pelo Rotary de Cachoeirinha. “Esse ano completaremos 48 anos do Clube em Cachoeirinha e 17 do movimento de mulheres rotarianas. São quase duas décadas de participação na história da cidade. Nosso objetivo é o de ajudar a melhorar o atendimento médico e assegurar qualidade de vida para as mulheres. Nosso agradecimento a amiga e rotariana Cledi Viera – coordenadora do Saúde da Mulher, que percebeu a necessidade da aquisição deste equipamento”, disse a presidente do Rotary Ana Marley.

Além do equipamento, a entidade também realizou a doação de uma cama especial para o atendimento das pacientes, no valor total de R$ 6 mil. “Com certeza esse equipamento vai salvar muitas vidas. Queremos agradecer a todas essas mulheres aguerridas que são protagonistas ao lado dos seus maridos e que fazem a diferença no mundo”, ressaltou Vanessa.

O prefeito Miki Breier disse que parcerias como a do município tem como o Rotary, são essencial para o desenvolvimento da cidade. “Temos nos empenhado para realizar uma gestão que atenda todas as necessidades da população, embora nós reconheçamos que, infelizmente, não conseguimos fazer tudo. No entanto, olhares como o do Rotary nos faz entender que, com sensibilidade, afeto, carinho e generosidade, pode-se melhorar a vida das pessoas”, afirmou. (Imprensa/PMC)

Compartilhe essa notícia