Projeto Arboriz(ar) tem início em Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando do meio ambiente - Foto: Divulgação

Projeto Arboriz(ar) tem início em Cachoeirinha

A proposta é atrair empresas interessadas no marketing verde

Cachoeirinha – Cachoeirinha recebe a primeira edição do Projeto Arboriz(ar), que reúne as empresas mais engajadas com o meio ambiente da cidade. Nesta edição, 45 mudas de árvores foram plantadas, distribuídas em três diferentes pontos da cidade: na Avenida Fernando Ferrari, na Flores da Cunha (substituindo árvores que caíram), e na praça da Rua Papa João XXIII.

Em Cachoeirinha, o projeto foi apresentado para o vereador Marco Barbosa, que ajudou a levar a ideia para a Secretaria de Sustentabilidade, aliando os benefícios do projeto à cidade. Entre as espécies plantadas estão cerejeira, ipê roxo, ipê amarelo, pitangueira e araçá, todas indicadas para arborização urbana, levando em conta cuidados com o calçamento e a presença de fiação elétrica.

Além de todos os benefícios ambientais da arborização, as espécies também foram selecionadas visando a criação de corredores com efeito paisagístico nas ruas. As mudas receberão cuidados de engenheiros agrônomos pelos próximos cinco meses, através de visitas quinzenais para manutenção e cuidados. Nesse período, cada muda ou placa danificada, é substituída. O período de seis meses é considerado vital para o desenvolvimento, pois as mudas apresentam maior sensibilidade aos fatores externos, ainda se ambientando aos novos locais. Após esse período, as mudas estarão prontas para seguir seu desenvolvimento com maior vigor.

Além do plantio das mudas, nos próximos meses, o projeto também engloba a distribuição de cartilhas de educação ambiental e palestras sobre a
importância das árvores, nas EMEF’s do município, paras as turmas de
segundo e terceiro ano.

Para esta edição, estão previstas a distribuição de 500 cartilhas. Nas palestras serão apresentados os impactos benéficos da arborização, tais como atenuação do calor, abrigo para aves e diminuição da poluição do ar. Ainda é plantada uma árvore no pátio da escola, com a ajuda das crianças.

Saiba mais

O Projeto foi criado em 2016, com o objetivo de propagar espécies arbóreas
nas ruas da região metropolitana, com recursos obtidos através do apoio de
empresas locais, que são convertidos nas mudas e na manutenção. Até então, já ocorreram edições em Novo Hamburgo, Ivoti e Estância Velha, e no total já foram plantadas mais de 400 mudas na região, sempre em vias urbanas.

Em cada muda plantada, é colocada uma placa que identifica o apoiador do
projeto. Esta placa é temporária, sendo retirada após cinco meses, e
sinaliza a empresa que colaborou com o plantio.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.