Programa Bebê Saúde promove cuidados do pré-natal à infância - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando da saúde dos bebês - Foto: Divulgação/PMG

Programa Bebê Saúde promove cuidados do pré-natal à infância

Programa municipal contempla toda a família

Gravataí – Os cuidados com a vida iniciam no pré-natal e continuam durante a infância. Promover ações de saúde durante a gestação e os primeiros anos de vida é o princípio básico do Programa Bebê Saúde. Criado em 2013, após sansão de Lei Municipal o Programa promovido pela Prefeitura de Gravataí por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acompanha diversas famílias em todo o município. O Bebê Saúde tem como objetivo atender as famílias em situação de vulnerabilidade social ou gestações de risco, tanto para a mãe quanto para o bebê. Com isso, são proporcionados cuidados com a gestante e o Bebê, disponibilizando serviços de saúde, realizando o acompanhamento do pré-natal e posteriormente o desenvolvimento na infância.

O Programa também busca conscientizar o aleitamento materno, fortalecer o vínculo entre as famílias atendidas e os serviços da rede de referência, orientar sobre a saúde reprodutiva e sexual e estimular o aumento da cobertura vacinal, buscando reduzir a mortalidade infantil. “O Bebê Saúde visa garantir para as mães o acesso amplo aos serviços essências durante todo o início do ciclo da vida, iniciando no pré-natal e seguindo nos primeiros anos de vida.” afirmou a coordenadora do Bebê Saúde, enfermeira Lenise Lourenço.

As ações do Bebê Saúde são promovidas por visitadores. O grupo é formado por 19 acadêmicos das áreas de enfermagem, nutrição e psicologia. As visitas domiciliares acontecem regularmente e contam também com a supervisão de profissionais na área de enfermagem e nutrição. “O atendimento é altamente qualificado, pois contamos com profissionais de áreas específicas e isso possibilita o atendimento conforme a demanda de cada família”, ressaltou Lenise.

Bebê Saúde/ PIM

O Bebê Saúde tem como base o Programa Estadual Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como objetivo coletar dados do desenvolvimento infantil no estado. Apesar disso, o Bebê Saúde segue uma metodologia própria, desenvolvida a partir do acompanhamento de toda família envolvida. Com isso, são realizadas ações com atenção ampliada para todo elo familiar. “É muito importante o bem-estar da família como um todo, para que a criança se desenvolva em um ambiente estável. Por isso promovemos ações que ressaltem também importância da presença do pai durante o pré-natal”, relatou Lenise.

Prêmios

O Bebê Saúde é reconhecido dentro e fora do município. As ações promovidas já renderam quatro prêmios para o Programa, reafirmando a qualidade do trabalho realizado. Na Câmara de Vereadores de Gravataí, o Bebê Saúde foi lembrado duas vezes pelo Prêmio de Promotores da Paz, em 2016 e 2017. Além disso, o Programa venceu também por duas vezes o Prêmio Salvador Celia, em 2016 e 2018, gratificação concedida pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.