Professores oferecem pré-vestibular e Enem grátis - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Equipe de professores do cursinho - Foto: Divulgação

Professores oferecem pré-vestibular e Enem grátis

Inscrições para o cursinho foram prorrogadas até o próximo sábado e devem ser feitas somente pela internet

Cachoeirinha – No próximo dia 22 de abril iniciam as aulas do Farol – Cursinho Popular, projeto voltado para as pessoas que sonham em entrar na universidade, mas não têm condições de arcar com os custos altos de um pré-vestibular privado.

Pensando nisso, um grupo de professores voluntários se reúne de forma independente para fazer a diferença. Com coordenação dos professores Gabriel Nardi (História/Sociologia), Juliana dos Passos (Português), Raíssa Wasem (Literatura) e Katiele Menger (Geografia), somados à outros colegas de profissão, o cursinho abre as inscrições para todos que desejarem estudar e se preparar para as provas da UFRGS e ENEM deste ano.

A iniciativa neste ano, tem parceria da escola estadual Presidente Kennedy, o Poli, que cede o espaço e a estrutura necessária para as aulas acontecerem. As inscrições foram prorrogadas até o próximo sábado (13).

As aulas do cursinho, 100% gratuitas para todos os alunos, ocorrerão de segunda à sexta-feira das 18h45min às 22h45min no Poli, localizado na Rua Décio Martins Costa, 312. 

Para poder se candidatar a uma vaga, o estudante precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou estar concluindo em 2019 e ter uma renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo.

Para ser inscrever, o candidato pode CLICAR AQUI depois de ler o edital abaixo

Leia o edital

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR FAROL

1. APRESENTAÇÃO

O Farol Pré-Vestibular Popular torna público o edital que regulamenta seu primeiro processo seletivo para as pessoas interessadas em curso pré-vestibular. O curso a ser oferecido visa preparar os ingressantes para a prova da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

As aulas ministradas englobam todas as disciplinas que constam nas provas da UFRGS e do ENEM, sendo abrangidos os conteúdos do ensino básico que estão contidos nos editais de cada uma das provas, considerando suas especificidades. As aulas acontecerão na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy (Cachoeirinha, Vila Eunice Nova, Rua Décio Martins Costa, 312 – 94920-170), e serão ministradas por professores(as) e acadêmicos(as) com formações e experiências diversas, os quais objetivam construir um espaço plural, dialético e emancipador de jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior. Os(as) ministrantes das aulas e os(as) organizadores(as) do Pré-Vestibular Popular prestam um trabalho voluntário e sem fins lucrativos.

O objetivo do Pré-Vestibular Popular é facilitar o ingresso das camadas menos abastadas da população ao ensino superior, de modo a contribuir com a democratização do acesso a este. O Pré-Vestibular Popular é destinado a pessoas oriundas da rede pública de ensino, em condições de sensibilidade socioeconômica e residentes do município de Cachoeirinha. As aulas terão início em 22 de abril de 2018, se estendendo até a véspera do exame vestibular da UFRGS.

2. PÚBLICO ALVO

Pessoas com ensino médio completo ou a completá-lo em 2019, com disponibilidade para comparecer às aulas no horário programado. O Pré-Vestibular Popular é destinado a pessoas oriundas da rede pública de ensino, em condições de sensibilidade socioeconômica e residentes do município de Cachoeirinha.

3. DATA E HORÁRIO DA INSCRIÇÃO

O processo de inscrição será exclusivamente online, devendo todos os documentos exigidos serem enviados para o e-mail: farolcursinhopopular@gmail.com. A inscrição só será considerada válida com o preenchimento do formulário acessível através do link: https://forms.gle/YrkN6mWqVMBZjfNb9 . O formulário estará aberto das 9h do dia 01 de abril até às 23h59min do dia 10 de abril – prorrogado até 13 de abril, sábado.

Os documentos necessários para a inscrição são:

4. DOCUMENTAÇÃO

A. Comprovante de renda familiar:

a. Cópia dos contracheques dos últimos três meses dos membros do grupo familiar (residentes na mesma casa).

b. Cópia da última folha assinada e da próxima em branco da carteira profissional de trabalho de todos os membros do grupo familiar.

B. Comprovante de conclusão do ensino médio ou de frequência no terceiro ano do ensino médio em escola pública.

C. Comprovante de residência.

D. Cópia do documento de identidade.

E. Se menor de idade, deverá trazer declaração feita pelo pai, mãe ou responsável legal, autorizando a frequência no cursinho. O modelo de declaração encontra-se em anexo.

5. SELEÇÃO

Os(as) candidatos(as) serão selecionados, primeiramente, conforme critérios eliminatórios, a serem comprovados mediante documentação específica (item 6 deste edital), quais sejam:

a. ser egresso da rede pública de ensino;

b. comprovar renda familiar per capita (por pessoa do grupo familiar) de até 1,5 salário mínimo;

c. residir em Cachoeirinha;

d. não possuir ensino superior completo.

5.1 Desligamento

Os(as) candidatos selecionados deverão assinar um termo de compromisso com a

frequência em pelo menos 75% das aulas. A frequência inferior a 75%, sem justificativa, acarretará no desligamento do curso e na cessão da vaga para o(a) próximo(a) candidato da lista de espera.

6. VAGAS

Serão ofertadas vagas para turma única em turno noturno, com aulas de segunda a sexta das 18h45 às 22h30. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, desde que os documentos enviados pelos candidatos sejam validados.

6.1 Reserva de vagas

Um total de 30% das vagas serão reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as).

6.2 Lista de espera

Caso o número de candidatos que preenchem os critérios de seleção exceda o número de vagas, será feita uma lista espera por ordem de inscrição. A medida em que haja desligamento ou desistência dos candidatos ingressos, os candidatos em lista de espera serão chamados periodicamente.

7. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Envio dos documentos (para o email: farolcursinhopopular@gmail.com) e preenchimento do formulário (https://forms.gle/YrkN6mWqVMBZjfNb9)
  • Até 16/04 Divulgação dos(as) selecionados(as)
  • 22/04  – Início das aulas

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.