Proerd forma mais 500 alunos em Cachoeirinha - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A formatura ocorreu nesta quinta-feira (12) - Fotos: Rodrigo Alves/oreporer.net

Proerd forma mais 500 alunos em Cachoeirinha

A solenidade de formatura ocorreu nesta quinta, no auditório da Igreja Adventista

Cachoeirinha – O auditório da Igreja Adventista, na Vila Regina, foi palco na tarde desta quinta-feira (12) para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Cachoeirinha. A solenidade de formatura contou com a presença dos formandos, oficiais da Brigada Militar, Banda da Brigada Militar, professores, pais e autoridades municipais.

Ao total, os mais de 500 alunos de 8 escolas municipais e estaduais realizaram as 10 lições aplicadas em aulas semanais, de 50 minutos cada realizadas dentro da grade curricular, neste 2º semestre. Durante as aulas, os policiais militares e instrutores do Proerd Paulo Michel Freitas e Dasi Saldanha abordam com os estudantes assuntos relacionados ao uso de drogas e violência.

Instrutor do Proerd, o soldado do 26º BPM, Freitas, ressalta a importância do programa na vida dos estudantes. ” Nós sempre ensinamos e incentivamos as crianças a se prevenirem do uso de drogas. Estou há 5 anos trabalhando com o Proerd e ver a felicidade e o entendimento das crianças é o que nos motiva. Estamos plantando uma semente que deve frutificar no futuro. A nossa parte estamos fazendo, só pedimos aos pais que continuem vigilantes, sempre conversando com os filhos. Se cada um fizer a sua parte, com certeza o futuro nos reservas coisas boas”.

Major Goi acompanhando com o Leão Daren e os instrutores Freitas e Daisi

O Major do 26º Batalhão de Polícia Militar Alexsandro Goi, destacou: “acreditamos muito na educação e na conscientização como forma de prevenção ao consumo de drogas e à violência. O Proerd é uma ferramenta importantíssima nesse sentido e nos ajuda a formar cidadãos mais preparados e responsáveis”.

Representando o prefeito Miki Breier, a secretária municipal de Educação, Rosa Maria Lippert, o sucesso na formação de uma criança passa pelos ensinamentos do Proerd. “O Proerd é um programa que faz com que as crianças aprendam a fugir das drogas e da violência, que só trazem coisas ruins. Cada um deve colocar em prática o que foi passado pelos policiais durante o ano e escolher um caminho que é seguro. Os ensinamentos adquiridos precisam ser levados com cada um por toda a vida ”.

A aluna Isabela Fialho foi a ganhadora da bicicleta

Ao longo da formatura foi entregue uma bicicleta para a aluna vencedora do concurso da melhor redação sobre o programa e também a entrega das medalhas para os alunos destaques de cada escola. A bicicleta foi doada pela empresária da Cia do Ciclista, Maria Rosinete Pereira.

O que é Proerd ?

O mascote Leão Dare sendo recepcionado pelos formandos

Desde 1998, o Proerd é desenvolvido nas escolas do Rio Grande do Sul exclusivamente pela Brigada Militar por meio de policiais militares voluntários. Baseado no programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, criado em 1983 em Los Angeles (Califórnia), é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Desde sua implantação no Estado, o Proerd já formou mais de 500 mil alunos. Os policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de prevenção, doando parte de seu tempo, semanalmente, para contribuir com a construção de um futuro melhor, principalmente, para as crianças.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.