Prevenir é o melhor caminho para ter um boca saudável - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando do sorriso e da saúde - Foto: Divulgação - Foto: Google

Prevenir é o melhor caminho para ter um boca saudável

Para garantir a saúde da boca e um sorriso bonito, cuidados essenciais não podem ser deixados de lado, como ir ao dentista e ter uma boa higiene bucal

Um sorriso bonito promove bem-estar e eleva a autoestima, mas cuidar da saúde bucal vai além de aspectos estéticos. Cuidar da saúde dos dentes é uma forma de prevenir doenças, por isso atitudes simples e diárias podem ser tomadas com foco na promoção da saúde bucal. O primeiro passo é manter hábitos saudáveis. Atitudes como boa higiene, não beber e não fumar podem ajudar a reduzir incidência de câncer de boca, por exemplo. Pessoas com deficiência também devem adotar uma rotina de cuidados em casa, com apoio dos seus cuidadores, e no consultório dentário.

Ainda no caso da pessoa com deficiência, para garantir uma boa higiene bucal, é necessário motivação e aprendizado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O consumo regular de bebidas alcoólicas, também aumenta o risco de desenvolver câncer, além de uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. Promover um estilo de vida saudável só trará benefícios.  

Higienização

Para evitar o problema bucal mais comum, que é cárie, a dica principal é a correta higienização. As cáries são causadas por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar dos alimentos para produzir ácidos que destroem os dentes. Com a falta de cuidados, a doença pode causar dor, desconforto e até perda do dente.

Também ocorrem casos de gengivite em virtude do acúmulo de placa bacteriana formada por restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva. Quando não é tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando exposição da raiz do dente e mobilidade, podendo levar, também, à perda do dente.

Escovação

É preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. A higiene dos dentes deve ser feita utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental na quantidade recomendada de acordo com a faixa etária. Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes. Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito.

Dentista

Visitar o dentista regularmente também é essencial. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento bucal integral a todos brasileiros. O profissional de saúde bucal deve ser procurado, inclusive, em casos de alteração na boca, ferida que não cicatriza, mesmo que indolor, manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas.

Cuidados em todas as idades

É importante cuidar dos dentes em todas as fases da vida. Durante a gravidez, a gestante pode fazer o acompanhamento bucal, pois com as alterações hormonais comuns à gestação, como aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, podem agravar as condições de doenças periodontais, como sangramento na gengiva. 

Com o nascimento dos primeiros dentes do bebê, uma gaze úmida pode ser usada para fazer a higienização e a criança já ir acostumando à rotina de higiene bucal. O adequado é fazer a escovação com pasta de dente com flúor e a introdução de alimentos saudáveis, sem açúcar artificial, como balinhas, pirulitos, chicletes, sucos artificiais e refrigerantes, que comprometem, inclusive, a saúde dos dentes.

Em casos de utilização de prótese total (dentadura), é recomendado limpá-la com sabão ou pasta e escova de dente. Também é necessário limpar a gengiva e a língua. Recomenda-se ficar sem a prótese algumas horas durante o dia e dormir também sem ela. O recomendado é deixar a prótese sempre em um copo com água limpa.

Relembre as dicas para garantir uma boca saudável:

  • Tenha um estilo de vida saudável
  • Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas
  •  Use fio dental regularmente
  • Escove sempre os dentes após as refeições
  • Faça a higienização também da língua
  • Visite um profissional de saúde com frequência
  • Cuide da saúde bucal em todas as fases da vida
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.