Prefeitura oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando do futuro das crianças - Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

Prefeitura oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Coordenado pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social o projeto atende crianças dos seis aos 15 anos

Gravataí – As futuras fotógrafas, veterinárias e os próximos advogados e chefes de cozinha de Gravataí já estão construindo o seu futuro. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Meninos e Meninas, mantido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), trabalha para que crianças e jovens, dos seis aos 15 anos, tenham um amanhã promissor e ligado à família e comunidade.

Para promover essa aproximação entre os jovens, as famílias e a comunidade, o SCFV combina muito diálogo, com orientação e planejamento. De acordo com a coordenadora do serviço, Nara Rosana Araújo Duarte, anualmente são escolhidos temas para serem trabalhados com quem participa do programa. “No início de cada ano fazemos reuniões para decidir o que será apresentado para nossas crianças. Em 2020 trabalharemos a leitura, com o objetivo de desenvolver atividades cognitivas e sociais”. Para melhorar essa experiência será feita a reforma da biblioteca e será montado um espaço com livros e computadores.

Junto às famílias é tratado a importância do serviço prestado pelo SCFV. Neste ano, cada criança e jovem receberá um kit de leitura com o objetivo de incentivar o convívio familiar. A equipe fará um acompanhamento que prevê uma melhora inclusive no desenvolvimento escolar. “Queremos que as famílias se interem sobre o que suas filhas e filhos fazem. Inclusive sobre os temas de casa e os hábitos de leitura”, disse Rosana.

Alessandro Francisco dos Santos, de 12 anos, contou que os coordenadores fazem um ótimo serviço. “É bem divertido aqui. A gente pode escolher as atividades, não precisamos nos incomodar de fazer o que não gostamos. Eu faço quase tudo, mas correr é a coisa menos legal”.

Serviço de qualidade

Localizado na rua Alfeu Leti, 683, na Morada do Vale I, o espaço oferece salas de atividade, cozinha, refeitório, banheiros e uma quadra esportiva. Quem chega no turno da manhã é recebido com uma mesa de café da manhã e ao meio-dia o almoço. Os alunos da tarde, almoçam no SCFV e fazem o lanche da tarde no local. Além disso, as crianças e adolescentes também praticam esportes e tem momentos de relaxamento e alongamento.

Ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barnabé, é por meio de uma assistente social que os jovens são indicados para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Meninos e Meninas. Para mais informações o telefone para contato é o (51) 3600-7799.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.