Prefeitura de Gravataí serve de exemplo para São Leopoldo
Servidores de São Leopoldo vieram conhecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat)
Gravataí – Promoção da saúde, prevenção de doenças laborais e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora devem ser realizadas de forma contínua. Na última quinta-feira (2), o departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu uma visita técnica de servidores de São Leopoldo.
O encontro teve como propósito a apresentação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), setor que deve ser implementado em todos os municípios, conforme solicitação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
De acordo com a coordenadora da Viemsa, Vanessa Prates a Visat foi apresentada em seus dois principais núcleos: epidemiológico dos agravos do trabalho e fiscalização em saúde, os núcleos se desenvolvem de forma integrativa e complementar. Na primeira área, estão trabalhos como a notificação e capacitação frente às doenças e acidentes relacionados ao trabalho e o perfil de morbidade e mortalidade dos trabalhadores no município; já o segundo núcleo trabalha ativamente na intervenção sobre fatores determinantes de danos à saúde e investigações de doenças, acidentes e óbitos no trabalho.
“A visita teve como objetivo a observação dos protocolos implementados em um município com uma estrutura mais consolidada de Vigilância da Saúde do Trabalhador, buscando trazer qualidade para a saúde da população trabalhadora”, destacou Vanessa.
Viemsa
A SMS, a partir da Viemsa, analisa as situações de saúde de grupos populacionais, identifica e gerencia os riscos dos diversos ambientes do convívio humano e planeja a saúde com enfoque estratégico funcional. Ademais, atua na prevenção das doenças e agravos, bem como promove, recupera e reabilita a saúde de grupos populacionais em suas dimensões individuais e coletivas.
Além da Vigilância em Saúde do Trabalhador, a Viemsa é integrada pelas Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e o Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Não Biológicos.



