POLÍTICA

Prefeitura de Cachoeirinha anuncia “Parada Segura” e deleta informação

Implantação será feita por empresa alvo de investigação por superfaturamento em Alvorada e Lajeado

Cachoeirinha – A prefeitura de Cachoeirinha anunciou a implantação de câmeras de segurança em paradas de ônibus, com botão do pânico, e horas depois deletou a informação do seu site nesta terça-feira (5). Chamado de “Parada Segura”, o projeto, conforme o texto apagado, será implantado pela empresa Smart Tecnologia. Ela teve o contrato suspenso pelo prefeito Cristian Wasem no dia 15 de março desse ano, um dia depois de o Departamento de Investigações Criminais (DEIC) desencadear a Operação Conexão em Alvorada e Lajeado.

Um secretário municipal na cidade vizinha e o coordenador de TI chegaram a ser presos. A operação também foi realizada em Lajeado. Nestas prefeituras, o contrato é semelhante ao assinado por Cristian Wasem. No mesmo dia, a Polícia Federal também realizou operação, mas essa em Cachoeirinha, onde é investigado o superfaturamento na compra de 321 telas interativas. Policiais chegaram a revistar a casa do prefeito em busca de possíveis provas de irregularidades.

Publicidade

Conforme a decisão do prefeito Cristian Wasem, publicada em edição extra do Diário Oficial do dia 15 de março, “a suspensão ora determinada possui natureza cautelar, motivada pela investigação deflagrada pela Polícia Civil através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) em municípios da região metropolitana”.

Publicidade

O texto, anunciando a “Parada Segura”, entre outros projetos, foi publicado no site da prefeitura de Cachoeirinha nesta segunda-feira (4). Na manhã desta terça, a reportagem entrou em contato com a Diretoria de Comunicação para complementar o texto, já que não foram fornecidos detalhes sobre quantas paradas teriam câmeras e quando iniciaria a implementação. A assessoria informou que os detalhes ainda não estão definidos. Horas depois, o texto foi deletado.

O texto era acompanhado de uma fotografia na sala de reuniões do gabinete do prefeito Cristian Wasem onde uma pessoa fazia uma apresentação de como seria implementadas as melhorias dentro do projeto maior chamado de Cidade Digital. Como acontece em várias publicações da prefeitura, não havia informações completas e o texto não informava o dia e horário da reunião, bem como mais detalhes sobre os projetos que integram o Cidade Digital. Ele também não cita se a prefeitura cancelou a suspensão do contrato.

Publicidade

Momentos antes da publicação desta matéria, a Diretoria de Comunicação da prefeitura de Cachoeirinha informou que o texto publicado era uma versão que não tinha passado por correções pedidas na revisão.

O texto da prefeitura chegou a ser publicado pelo site Seguinte, de Gravataí. Confira, abaixo:

O programa Cachoeirinha Digital contará com o projeto “Parada Segura”, que será instalado em paradas de ônibus da cidade, contendo câmera com áudio e botão de pânico.

A ampliação com mais câmeras de vigilância, troca de equipamentos, upgrade de serviços e inclusão de inovações tecnológicas, foram apresentadas pela empresa Smart, que operacionaliza o programa em conjunto com a diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura.

A empresa também apresentou a possibilidade de criação de uma Sala de Situação, junto ao Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que poderá contar com recursos que possam servir à Prefeitura e às forças de segurança em casos de calamidade, como ocorreu em maio deste ano com a enchente histórica.

Implementado em 2020, o programa inclui o cercamento eletrônico do município por câmeras instaladas nas avenidas, praças, escolas, postos de saúde e prédios administrativos da Prefeitura, monitorados pelo CICC, interligando as forças de segurança do município.

O Cachoeirinha Digital utiliza rede 100% fibra óptica para transmissão.

O vice-prefeito João Paulo Martins informou que o objetivo é integrar cada vez mais as ações das forças de segurança, oferecendo acesso a imagens e dados para solução de crimes, comunicação rápida entre as forças e monitoramento de áreas críticas.

“Estamos melhorando ainda mais a segurança de Cachoeirinha, que já é uma das cidades mais seguras do Estado para se viver”, afirmou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.