Prefeitura chipa cavalos e recolhe um por maus tratos - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Blitz aconteceu em três locais - Foto: PMC/Divulgação

Prefeitura chipa cavalos e recolhe um por maus tratos

Cavalos foram avaliados por um veterinário e um foi recolhido por estar bem debilitado

Cachoeirinha – Na última terça-feira, (02), aconteceu a 1º Blitz contra a exploração de cavalos no município, chamada de “Explorar não é legal”. A ação é da secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, através da diretoria de Proteção Animal em parceria com a Brigada Militar, Política Civil, Guarda Ambiental e protetoras voluntárias.

Segundo a diretora de Proteção Animal, Tarciz Laus, a fiscalização tem o objetivo de coibir os maus tratos, abordando carroceiros para verificar estado de saúde dos animais. 

Na ocasião, 10 cavalos foram avaliados clinicamente e chipados pelo veterinário Evandro França, que determinou o recolhimento de um, vítima de maus tratos. “O animal foi atendido pelo veterinário da Prefeitura e encaminhado a um tutor”, explicou Tarciz.

A blitz também fiscalizou o descarte clandestino de lixo. As ações aconteceram nos bairros Vila da Paz, próximas ao ecoponto da Granja e ao Campo Estrela. A intensificação das ações contra o maus tratos de animais é uma determinação do prefeito Miki Breier. “Realizar esse tipo de ação preventiva é de suma importância para evitar que os animais cheguem a situação de extremo cansaço que pode levar a morte”, aponta Miki.

DENÚNCIAS

Denúncias sobre cavalos que sofrem maus tratos ou que estejam abandonados nas ruas de Cachoeirinha podem ser feitas através da ouvidoria 3041-7107 ou através do 3441-4312 ramal 2220. (Imprensa/PMC)

Compartilhe essa notícia