Prefeitura acaba com ônibus circulares da Zona Norte. Entenda o que vai mudar - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Transporte - Foto: Arquivo

Prefeitura acaba com ônibus circulares da Zona Norte. Entenda o que vai mudar

Mudanças em itinerários entram em vigor na próxima segunda-feira (11) e uma linha será criada e vai operar no sistema de baldeação

Cachoeirinha – Usuários do transporte coletivo municipal na Zona Norte de Cachoeirinha serão impactados a partir da próxima segunda-feira (11) com mudanças nos itinerários dos ônibus e implantação da baldeação em uma linha. Mudanças no transporte coletivo chegaram a ser testada no Parque da Matriz em abril deste ano, mas a Prefeitura voltou atrás depois de a comunidade derrubar as mudanças em audiência pública.

Somente nesta quinta-feira (7) a Prefeitura divulgou no seu site um comunicado com as alterações que vão impactar milhares de passageiros. O secretário de Segurança e Mobilidade, Joaquim Fortunato, explica que a divulgação começou a ser feita com panfletos no início da semana diretamente aos passageiros. Um comunicado também está publicado no site da Transbus.

Nas redes sociais, as reclamações começaram a surgir. A vereadora Jacqueline Ritter cobra a falta de diálogo com os moradores que serão atingidos pelas mudanças. “Mais uma vez a empresa de transporte coletivo da cidade desafia a população com mudanças de itinerários. Não aprenderam com o episódio da baldeação do Parque da Matriz, agora empurram goela abaixo outras mudanças e sem consultar quem mais interessa,  o usuário. Uma vergonha atrás da outra”, escreveu a parlamentar.

A afirmação da vereadora, no entanto, não está bem correta. Fortunato explica que uma audiência pública chegou a ser convocada no mês passado e não apareceram dez pessoas. Além disso, a aprovação das mudanças é de competência da Prefeitura e não da Transbus, a concessionária do serviço. “Tudo foi discutido no Conselho Municipal de Transporte, que tem representantes dos bairros, e houve aprovação”, salienta Fortunato.

O secretário argumenta ainda que as alterações reduzem a distância de linhas que vinham dando prejuízo e impactam diretamente na passagem. “A Transbus vem nos apresentando sugestões e estamos analisando para que no ano que vem não tenhamos um aumento no valor da passagem ou que tenhamos um índice baixo”, salienta.

As linhas Anair e Granja não serão mais circulares e o bairro Moradas do Bosque agora será atendido pela linha Anair C2. “A quantidade ofertada de ônibus será a mesma e os estudantes não serão atingidos pelas mudanças. Porém, eles devem ficar atentos para embarcar no coletivo que atende a sua região”, explica o secretário.

Baldeação em uma linha

Com as mudanças de itinerários, algumas ruas ficarão sem ônibus e para resolver o problema foi criada uma linha que vai ir até o hipermercado BIG. Dali, o passageiro terá 90 minutos para pegar outro coletivo municipal sem pagar passagem ou um intermunicipal pagando a diferença. A integração só vale para quem usa o cartão TEU.

A linha que vai ter esse sistema é a C30 – Chácara das Rosas/Shopping – Ela inicia na garagem da Transbus, atendendo os bairros localizados às margens da Estrada dos Capistranos, Chácara das Rosas, Moradas do Bosque, complexo municipal próximo da arena do Cruzeiro, seguindo pelas ruas Dona Palmira, Fidel Zanchetta, Guajuviras, Cerejeiras e Caí e encerrando na Parada 58 do Hipermercado Big. A frequência da linha será de hora em hora, em ambos os sentidos.

“Esta linha atenderá algumas ruas que ficarão sem ônibus por terem pouca demanda e também servirá como reforço”, destaca.

Como ficam os itinerários

Linha C2 – Anair

A linha partirá da garagem da Transbus, atendendo os bairros localizados as margens da Estrada dos Capistranos, Chácara das Rosas, Moradas do Bosque e seguirá pelas ruas Juscelino Kubitscheck, Áustria, Espírito Santo, Curitiba e José Brambila até a Parada 46/Termina Cadop. A frequência da linha será de 30 em 30 minutos com ampliação de viagens no horário de pico. Ela terá esse itinerário nos dois sentidos, não sendo circular.

Linha C20 – Granja

A linha partirá do terminal Fátima, na avenida Marechal Rondon entrando Estados Unidos, entrando na rua Espírito Santo, seguindo pela rua Áustria, Juscelino Kubitscheck, Capitão Garibaldi, Caí, Monte Carlo, seguindo até o Cadop. A frequência da linha será de 30 em 30 minutos com ampliação de viagens no horário de pico. Ela terá esse itinerário nos dois sentidos, não sendo circular.

O que mais os passageiros precisam saber

  • As mudanças vão ficar em observação durante 30 dias. No decorrer será feita uma avaliação para determinar ajustes. Caso haja muitas reclamações, segundo o secretário, todas as mudanças serão revogadas. O impacto no custo da tarifa, contudo, será maior já que o modelo atual gera prejuízo.
  • Com linhas mais curtas, segundo o secretário, havendo um ponto de partida e chegada com terminais, será possível fazer a fiscalização com mais facilidade. Em linhas longas, como eram os circulares, um imprevisto causa atrasos e não é possível fiscalizar.
  • Os horários colegiais e distrito, bem como algum que atenda a demais especiais existentes hoje, serão mantidos.
  • As linhas Seletivo Granja e Seletivo Anair partirão dos mesmos terminais das linhas convencionais, com frequência de 30 em 30 minutos, com ampliação nos horários do pico.
  • Quem deseja embarcar ou desembarcar nas ruas José brambila, Curitiba e Espírito Santo, deve utilizar a linha C2 Anair
  • Quem deseja embarcar ou desembarcar na Juscelino Kubitschek, Capitão Garibaldi, Caí e Monte Carlo, deve utilizar a linha C20 Granja.
  • A Prefeitura garante que a quantidade de ônibus ofertada nos bairros atingidos pelas mudanças será a mesma.
  • Os horários nas linhas serão alternados entre ônibus (tarifa mais barata) e seletivos (tarifa mais cara).
  • Estudantes, conforme comunicado distribuído pela Prefeitura e Transbus, deverão tomar cuidado para não subir no coletivo errado. Haverá ônibus específico para atender estudantes nas linhas C20 Granja e C2 Anair.
  • Quem for se deslocar o Complexo Municipal, próximo da Arena do Cruzeiro, deve usar a linha C30, podendo fazer baldeação em qualquer local do trajeto dentro de 90 minutos usando o cartão TEU.
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.