Prefeito e vereador encontram hidrômetros da Corsan em lixão irregular
Corsan foi notificada para explicar o descarte irregular em rua no Jardim do Bosque
Cachoeirinha – O prefeito Cristian Wasem e o vereador Uilson Droppa ficaram surpresos na noite de segunda-feira (17) com dezenas de hidrômetros da Corsan descartados de forma irregular em uma área na Rua dos Plátanos, no Jardim do Bosque. O vereador estava fazendo uma fiscalização em áreas que muitos moradores utilizam para o descarte de todo o tipo de lixo e acionou o prefeito para verificar.
Um dos maiores problemas que a prefeitura tem enfrentado são os descartes irregulares de lixo em diversos pontos da cidade. Apesar de haver três ecopontos, muitos moradores acabam levando entulhos, podas de árvores, móveis velhos, colchões e sofás, entre outros tipos de materiais, para terrenos e margens de ruas em vários pontos da cidade. Mesmo após uma limpeza realizada pela secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, os locais voltam a ser utilizados de forma indevida.
O prefeito Cristian Wasem acionou a Corsan na manhã desta terça-feira (18) e uma equipe foi até o local para fazer o recolhimento do lixo. Em nota enviada à reportagem, a empresa informou que abriu investigação interna para apurar o que aconteceu. Confira, abaixo, a nota.
Nota da Corsan
“A Corsan informa que, depois de fazer a substituição dos hidrômetros, os equipamentos são recolhidos por técnicos da Companhia e destinados a locais apropriados. As trocas são feitas, em média, a cada cinco anos, que é o tempo de vida útil dos aparelhos, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As substituições são necessárias para garantir a confiabilidade na leitura do consumo de água e também para evitar perdas e desperdício por vazamentos não identificados. Sobre o episódio da manhã desta terça-feira, 18, a Corsan esclarece que recolheu os hidrômetros descartados irregularmente em Cachoeirinha e fará uma investigação interna, para apuração do descumprimento do protocolo padrão de troca e destinação desses equipamentos.”