CIDADE + BONITA

Praça cuidada deixa a cidade mais bonita e comunidade pode fazer a adoção

Prefeitura possui termo que permite a adoção de praças do município por pessoas físicas e jurídicas

Publicidade

Cachoeirinha – As praças têm o dom de tornaram-se símbolos da cidade. São espaços de convivência, de troca de ideias, de lazer e esporte entre a comunidade local. Mantê-las em ordem é uma obrigação do município, mas os moradores podem fazer sua parte.

Todas as 57 praças de Cachoeirinha possuem iluminação – Foto: SMISU

A Prefeitura de Cachoeirinha possui Lei que permite a adoção desses espaços por pessoas da sociedade civil e também por empresas. Para adotar um espaço, basta ir até a Prefeitura e fazer o pedido no protocolo, dizendo qual espaço gostaria de se tornar responsável. O contrato tem em média um ano de duração e nele fica especificado o que o proponente se dispõe a fazer no local.

Segundo Léo Charão, diretor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMISU) e responsável pela manutenção das praças do município, a comunidade pode auxiliar na manutenção desses locais de várias formas. “Há quem queira adotar e fazer algo mais pelas nossas praças. Mas se a comunidade do entorno ajudar a cuidar para que os brinquedos e bancos não sejam depredados já é um grande auxílio”, ressalta.

Comunidade pode ajudar cuidando para que brinquedos não sejam depredados – Foto: SMISU

Atualmente, nenhuma praça de Cachoeirinha está sob adoção. Apenas a rótula existente na avenida das Indústrias com a Tancredo Neves é que foi recentemente adotada pelo Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), que firmou um Termo de Cooperação junto à prefeitura para realizar a manutenção e conservação do local. De acordo com o diretor da SMISU, todas as praças da cidade, exceto o Parcão, o Pier e a Praça da Juventude não estão disponíveis para adoção. “Esses são lugares em que muitas atividades e eventos do município são realizados, por isso não estão disponíveis”.

De acordo com Cláudio Luiz Pinheiro, titular da SMISU, a grama nas praças são cortadas mensalmente e a varrição é semanal. “Em 2017, das 57 praças que existem no município, apenas 18 possuíam iluminação. Nosso trabalho inicial foi garantir que todas fossem iluminadas, pois dessa forma entregaríamos novamente esses locais para uso da comunidade”.

Praças recebem corte de grama mensal e varrição semanal – Foto: SMISU

Se considerarmos que Cachoeirinha possui 42 KM² de área e 57 praças, temos cerca de 1,35 praças para cada km². Cada área dessa se torna um local de beleza, de descanso, onde se produz memórias. As praças carregam diversas funções e benefícios ao bem estar social dentro de uma cidade. Tornam-se referência para práticas de atividades físicas, para compartilhar o dia com um chimarrão, levar as crianças para brincar.

Mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o uso das praças têm sido bem mais restrito, e o que mais se vê são pessoas caminhando ao seu entorno, para espairecer ou apenas manter a vida saudável. As aglomerações ainda são impedidas para garantir a segurança da população, mas isso não significa que as praças precisam ser deixadas de lado. É preciso preservar esses locais para serem melhor usufruídos quando tudo voltar ao normal.

Os principais benefícios das praças:

  1. Função social – As praças oferecem gramado, sombra, quadras para esporte e jardins, com possibilidade para o relaxamento e a prática de atividades e reuniões em sociedade;
  2. Função estética – As praças geralmente se destacam no seu ambiente, por possuírem árvores e darem um novo visual ao local, que está cercado por casas ou prédios;
  3. Função educativa – É comum que ações educativas de saúde, prevenção e de contexto ambiental aconteçam em praças. Há também aquelas que são utilizadas por escolas próximas para atividades extraclasse;
  4. Função ecológica – Muitas delas são as responsáveis por haver vegetação no local, como muitas árvores, que mantém o solo permeável e na manutenção da temperatura, evitando ilhas de calor;
  5. Função de bem estar – Quando em contato com elementos naturais, o ser humano tende a relaxar. As praças funcionam como um refúgio, pois geram a sensação de bem estar psicológico.

O site oreporter.net está desenvolvendo o projeto Cidade + Bonita – É na cidade que se vive a vida. Se você conhecer alguém que cuida do jardim, que varre a calçada, que se preocupa com pequenas atitudes que ajudam a transformar a cidade em um lugar melhor, sugira uma reportagem. Basta clicar no número abaixo e enviar uma mensagem pelo whattsapp.

SUGIRA UMA REPORTAGEM pelo Whatsapp: – 9.8489.7155

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.