ESTADO

Período de instabilidade traz risco de chuva intensa e alagamentos no RS

As projeções atuais apontam volumes de 100 mm a 150 mm em diversas regiões do estado, mas alguns modelos indicam acumulados entre 200 mm e 300 mm em pontos isolados

A MetSul Meteorologia alerta para um período de instabilidade atmosférica nas latitudes médias da América do Sul que deve provocar volumes elevados e localmente excessivos de chuva, com risco de alagamentos e elevação dos níveis de rios no Rio Grande do Sul.

De acordo com dados analisados neste sábado (16), os acumulados de chuva podem ser elevados em pontos do Centro e do Nordeste da Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul nos próximos sete a dez dias. A previsão para o período de 18 a 25 de agosto indica que a chuva pode superar as médias mensais em algumas cidades gaúchas, podendo atingir 150 mm ou mais em apenas uma semana.

O período de instabilidade será dividido em dois momentos principais. O primeiro ocorre com a passagem de uma baixa fria em altitude, que avança do Pacífico pelo Chile, cruza os Andes e atinge o Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul na primeira metade da semana, antes de se transformar em um ciclone no Atlântico. Este sistema deve provocar chuva no estado principalmente entre terça (19) e quarta-feira (20), embora parte do território já registre precipitação na segunda-feira (18).

O segundo momento está previsto entre sexta (22) e sábado (23), quando a instabilidade se intensifica com a aproximação de uma massa de ar frio e a formação de uma frente fria, gerando chuva forte e localizada. Modelos climáticos indicam que a instabilidade pode se manter na Metade Norte do estado entre os dias 24 e 25, enquanto outros apontam melhora do tempo com a chegada da massa de ar frio.


Projeções de volumes de chuva

As projeções atuais apontam volumes de 100 mm a 150 mm em diversas regiões do estado, mas alguns modelos indicam acumulados entre 200 mm e 300 mm em pontos isolados. A definição de áreas mais afetadas será atualizada nos próximos dias com novas simulações de sete dias.

Possíveis impactos

A chuva intensa pode causar alagamentos em áreas urbanas e rurais, deslizamentos em encostas e obstrução de estradas municipais. A elevação dos rios é esperada, embora ainda seja prematuro determinar quais bacias podem enfrentar cheias ou risco de enchentes. O monitoramento continuará e novas informações serão divulgadas no início da próxima semana.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.