Parabéns ao Homem de Aço, Superman completa 85 anos
Kal-El o nome de batismo do Superman, nascido em Kripton, foi enviado a Terra por seu pai Jor-El, após descobrir que seu planeta natal estava em colapso
O personagem Superman, completou na última terça-feira (18), 85 anos de sua existência, desde de sua primeira aparição na revista Action Comics nº 1 em 1938,e que já foi um sucesso. Sendo criado por Joe Shuster e Jerry Siegel que eram repórteres colunistas. Na época, era comum se publicar histórias e quadrinhos nos jornais, onde os dois tinham como foco a ficção científica. Juntos foram desenvolvendo o personagem, que inclusive sofre mudanças e amadurecimentos até hoje.
Kal-El o nome de batismo do Superman, nascido em Kripton, foi enviado a Terra por seu pai Jor-El, após descobrir que seu planeta natal estava em colapso. Na Terra, foi criado por Jonathan e Martha Kent, tendo recebido o nome terráqueo de Clark Kent. Teve de enfrentar os desafios da infância e adolescência, controlando e aprendendo sobre seus poderes. O que foi abordado e rendeu o longo seriado Smallville. Adulto, o mesmo escolheu trabalhar como jornalista para poder estar perto dos fatos sem gerar suspeita. Vindo com o tempo, após combater criminosos e vilões, a se tornar o líder e símbolo da Liga da Justiça.
O curioso é que na ideia inicial, o Superman seria um vilão, porém isso foi alterado antes do lançamento. Embora, anos mais tarde, no jogo Injustice, ele acabou se tornando um vilão, assim como, em alguns quadrinhos que mostram Universos Alternativos, porém nada tira seu posto de símbolo de luta e esperança. Mas, para os momentos de descontrole e vilania tem a fraqueza da kriptonita, um mineral originário do planeta Kripton. O Batman sempre carrega um pedaço desse mineral no batcinto por precaução.
Como já podemos perceber, Superman é multi plataforma, sendo sucesso em quadrinhos, animações, jogos, brinquedos e filmes, porém é impossível não fazer uma menção honrosa ao ator Christopher Reeve, que interpretou o personagem nos cinemas em 4 filmes. Infelizmente, o ator após um acidente andando a cavalo ficou tetraplégico, levando a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco e fundou a Fundação Christopher Reeve, além de ter sido co-fundador do Centro de Pesquisa Reeve-Irvine.
Superman teve outras interpretações, e em breve retornará ao cinema com um novo ator para trazer suas mensagens de autocontrole e de altruísmo, pois segue sendo um ícone da cultura pop, indo muito além dos músculos de aço.