League Of Legends – o jogo de computador que virou esporte eletrônico – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Reprodução do jogo LoL -Foto: Google/Reprodução

League Of Legends – o jogo de computador que virou esporte eletrônico

No jogo, duas equipes de cinco jogadores competem para destruir a base inimiga, onde cada um dos dez jogadores controla um personagem, chamado de “campeão”, com habilidades únicas e estilos de jogo distintos

Publicidade

League of Legends, ou popularmente conhecido como “LoL”, é um jogo eletrônico do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), desenvolvido pela Riot Games e lançado em outubro de 2009. No jogo, duas equipes de cinco jogadores competem para destruir a base inimiga, onde cada um dos dez jogadores controla um personagem, chamado de “campeão”, com habilidades únicas e estilos de jogo distintos. Existem duas modalidades: uma no mapa grande chamado Summoner’s Rift e outra no mapa menor e mais focado chamado Howling Abyss.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, o jogo possui 165 campeões, inspirados na mitologia ou em seres sobrenaturais, como lobisomens, além de personagens completamente originais. Cada campeão tem variantes de trajes ou aparências conhecidas como “skins”. O sucesso é tão grande que muitos fãs se dedicam a fazer cosplays dos campeões.

Publicidade

Apesar de ser gratuito para jogar, o League of Legends gera lucros para a Riot por meio da venda de skins dos personagens, itens personalizados no jogo e produtos licenciados, como pelúcias e camisetas. O jogo enfatiza a formação de equipes, já que é crucial ter campeões que desempenhem papéis como curandeiros ou protetores. Portanto, promove a amizade e o trabalho em equipe.

O League of Legends é um marco nos esportes eletrônicos, profissionalizando jogadores e equipes e abrindo caminho para que outros jogos desenvolvam competições profissionais, equiparando-se aos esportes tradicionais.

Publicidade

As finais do Campeonato de League of Legends superam em audiência e público eventos como a NBA e as Olimpíadas, rivalizando atualmente com a audiência da Copa do Mundo de Futebol. O CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) é a principal competição no Brasil, disputada por dez equipes, valendo a classificação para a fase de entrada de competições internacionais, como o Mid-Season Invitational e o Campeonato Mundial de League of Legends.

O torneio começou em 2012, pouco após o lançamento do servidor brasileiro do jogo, inicialmente realizado em apenas três dias. Em 2014, adotou o formato de liga e, no mesmo ano, passou a ter duas competições anuais, incluindo a realização da Final Regional Brasileira.

As partidas são realizadas com a presença de público nos estúdios da Riot Games em São Paulo e são transmitidas via livestream, ou atualmente, por canais de televisão por assinatura. A final acontece em diferentes locais, como a de 2015 realizada no Allianz Parque, a arena do clube de futebol Palmeiras.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.