OPINIÃO: Gravataí dá exemplo de transparência e aqui quem reclama é papagaio - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Foto: Bruno Corrá/Divulgação

OPINIÃO: Gravataí dá exemplo de transparência e aqui quem reclama é papagaio

Secretário da Saúde de Gravataí, Jean Torman, explicou em live nesta quinta-feira (2), ao lado do prefeito Marco Alba, como os dados da Covid-19 passaram a ser disponibilizados

A secretaria da Saúde de Gravataí criou um hotsite para disponibilizar aos cidadãos informações ainda mais transparentes sobre as ações e dados estatísticos com relação ao enfrentamento ao novo coronavírus. Enquanto na cidade vizinha é possível saber, por exemplo, quantos estão internados no hospital de campanha, aqui em Cachoeirinha o secretário da Saúde, Dyego Matielo, se mostra incomodado sempre que recebe questionamentos para entrevistas. E ainda afirma que papagaios falam melhor do que pessoas que usam redes sociais para criticar ou compartilhar críticas.

Publicidade

A falta de transparência e divulgação de informações precisas e detalhadas sobre o que acontece no enfrentamento da Covid-19 em Cachoeirinha é o que faz muitas pessoas questionarem o que o secretário tenta, sem conseguir, explicar em lives, já que fala apenas de forma genérica.

Cumprindo nosso papel de imprensa, com o objetivo de esclarecer dúvidas de leitores, tentamos muitas entrevitas. Sobre o hospital de campanha, por exemplo, tentei apurar quantas pessoas estavam internadas no hospital de campanha. Foi uma dificuldade mostruosa. O secretário prefere dizer somente que as pessoas estão sendo atendidas. Mas qual a dificuldade em tornar público o que é feito com o dinheiro público?

Pelo menos a partir da próxima semana, depois de oreporter.net revelar que o Estado ignorava o hospital de campanha, os dados serão público no painel Covid do Governo Estadual. E os leitos deverão passar a contar para o Distanciamento Controlado. Mas foi necessária pressão para o secretário agir, pois até então eles usava lives para dizer que o hospital estava credenciamento na Secretaria Estadual da Saúde, o que não era verdade. Depois da reportagem, tudo foi resolvido.

Publicidade

A atuação do secretário da Saúde, em relutar a dar publicidade ao que está sendo feito, dando detalhes e explicando didaticamente, por exemplo, que uma UTI no Ginsásio da Fátima é útil, porém insuficiente para tratar casos nos quais a pessoa tenha outras doenças graves além de Covid, acaba arranhando todo o esforço que o prefeito tem feito. E mais ainda: respinga nos profissionais de saúde que estão na linha de frente desta batalha colocando em risco suas vidas. Fazem um trabalho elogiável e sofrem o desgaste pela falta de transparência do gestor.

Lá em Gravataí, as autoridades concluíram que críticas, a maior parte delas originada da falta de informação, se combate com transparência. Quando a imprensa e o cidadão tem acesso a dados e podem tirar suas dúvidas, quem quer utilizar esta pandemia para fins eleitoreiros, não encontra espaço. Marco Alba e Jean Torman merecem elogios neste ponto.

Confira a live onde dados da Covid-19 foram atualizados e explicado como funciona o sistema de transparência e acesso aos dados

Os gastos e receitas em Gravataí, relacionados à Covid-19, podem ser acessados clicando aqui

Os dados estatísticos da Covid-19 em Gravataí, incluindo os bairros dos positivados, podem ser acessados clicando aqui

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.