POLÍCIA

Operação contra quadrilha de agiotagem e extorsão é realizada em Cachoeirinha

Além de Cachoeirinha, aproximadamente 65 policiais civis cumpriram ordens judiciais em Charqueadas, Montenegro e Gravataí

Cachoeirinha – Os policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas deflagraram, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Velar, visando combater crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Cerca de 65 policiais cumpriram ordens judiciais em Cachoeirinha, Montenegro, Charqueadas e Gravataí.

Publicidade
Planeje suas conquistas com o Sicredi
Publicidade
Sogil, há 72 anos em novimento

Em abril deste ano, dois homens foram detidos em flagrante quando a equipe da Brigada Militar atendeu a um chamado de uma vítima alegando estar sofrendo extorsão e cárcere privado. A vítima relatou também que estava sendo ameaçada após um familiar ter feito um “empréstimo” com o grupo criminoso. Mesmo após quitar a dívida, continuou sendo ameaçada, conforme revelou a investigação da Polícia Civil.

Publicidade

Ainda durante a investigação, a vítima teve seu veículo incendiado pelos agiotas, gerando grande temor por sua segurança pessoal. Os responsáveis por esse incidente tiveram sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, e as investigações foram ampliadas, levando à descoberta de um possível esquema de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Publicidade
Envie sua sugestão de reportagem

Segundo o delegado Maurício Barison, encarregado da operação, nesta manhã foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos ligados aos suspeitos. Adicionalmente, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão para veículos, a maioria deles de alto padrão e com considerável valor de mercado. As determinações judiciais têm como objetivo a recuperação de itens e documentos que corroborem com as evidências, simultaneamente enfraquecendo a estrutura da organização criminosa mediante a apreensão de bens de grande valor.

Um homem, associado ao esquema de agiotagem, foi preso no bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha. Além desta prisão, os agentes policiais confiscaram variados documentos, quantias em dinheiro, placas de veículos e diversos aparelhos celulares, inclusive encontrados na cela dos detentos. Um segundo indivíduo também foi preso nesse contexto. O delegado Maurício Barison enfatizou essas ações.

Matéria atualizada em 22/08/2023 às 9h15

Botão Voltar ao topo