Gravataí

Novembro Azul ofereceu vacinação, testes e saúde a homens em Gravataí

Saúde de Gravataí promoveu ações da campanha no último fim de semana

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, no último final de semana, diversas ações alusivas ao Novembro Azul, campanha que busca chamar a atenção, incentivar e intensificar os cuidados com a saúde do homem. No sábado (23), as unidades de saúde Breno Garcia, Parque dos Eucaliptos e São Vicente contaram com atividades à população. No domingo (24), durante o Rua Aberta, equipes de saúde levaram verificação da pressão arterial, testes rápidos e vacinação.

A USF Parque dos Eucaliptos realizou a ação na escola Tuiuti. Além da testagem rápida e da vacinação, foram disponibilizados solicitação de exames laboratoriais e encaminhamentos para vasectomia, laqueadura e colocação de DIU. Coleta de exame citopatológico de colo uterino e solicitações de mamografia também foram levados às mulheres.  

A USF Breno Garcia também contou com atendimentos para a saúde do homem, que totalizaram quase 30 consultas durante a ação. Outros 52 testes rápidos foram realizados e 35 vacinas foram aplicadas. Além disso, houve busca ativa dos pacientes do Bolsa Família e atualização de cadastros do CadÚnico, em parceria com a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). Na mesma linha, a USF São Vicente realizou ações preventivas, bem como uma palestra abordando cuidados e orientações a serem observados pela população masculina. 

Saúde do homem


Em Gravataí, as unidades de saúde disponibilizam acesso a diversas ações preventivas para a população durante o ano inteiro. Entre elas, estão testagem rápida, imunização, verificação da pressão arterial e atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos. 

Ao encontro disso, a SMS reforça a importância de hábitos saudáveis para auxiliar na prevenção contra diversas enfermidades. Entre essas medidas, estão praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Algumas unidades de saúde contam com grupos de caminhada, de saúde mental, de alimentação saudável e de diabetes e hipertensão, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Para mais informações sobre dias e horários dos encontros, consulte a sua unidade de referência.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.