Templates by BIGtheme NET
Home / REGIÃO / Gravataí / Nova Unidade de Saúde da Família é entregue na São Marcos
À espera da população - Foto: PMG/Divulgação

Nova Unidade de Saúde da Família é entregue na São Marcos


O prefeito Marco Albo realizou a entrega do novo espaço que passou por revitalização completa, com amplas reformas, ampliações e modernização


A comunidade do bairro São Marcos celebrou na manhã desta quinta-feira (6), a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF). Completamente revitalizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o espaço passou por reformas, ampliações e modernização. O prefeito Marco Alba destacou o mérito da comunidade ao receber uma estrutura completamente remodelada.

“Hoje celebramos a vitória da população e da boa política, cujos resultados se concretizam para atender aos anseios e às perspectivas das pessoas. É o poder público fazendo a sua parte, e a população recebendo com carinho os serviços na qualidade e nível que são esperados e merecidos”, destacou. O prefeito também chamou a atenção para o esforço feito para deixar as contas da Prefeitura sob controle, com o reordenamento das finanças, cujos valores pagos em dívidas nos últimos seis anos possibilitariam o equivalente a 1.500 reformas como as da USF São Marcos – em torno de R$ 300 milhões.

Publicidade

“É um dia de alegria e de comemoração, por esta importante obra que hoje está sendo entregue à comunidade do São Marcos. Os moradores desta região experimentam diariamente da convivência com uma equipe de saúde que tem identificação, carinho com as famílias e que trabalha para prestar um bom serviço para vocês, especialmente no período em que esses profissionais trabalharam de forma improvisada, abrigados por uma estrutura precária”, ressaltou o secretário municipal da Saúde e também procurador geral do Município, Jean Torman. “Tenham certeza de que essa obra foi tratada como prioridade, a partir da visita que o prefeito fez ao local, determinando que tomássemos as providências para fazer uma nova unidade no menor tempo possível”, disse o secretário.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho da Farmácia, mais do que uma obra física, “este resultado que vislumbramos hoje traduz o resgate da cidadania. Parabéns à Prefeitura e à comunidade São Marcos”, ressaltando o quanto foi importante o prefeito Marco Alba ter priorizado a reorganização das finanças, criando as condições para que a Prefeitura pudesse realizar obras. Os vereadores Nadir Rocha, Alan Vieira Roberto Andrade e Bombeiro Batista também estiveram presentes na solenidade.

 Comunidade e funcionários satisfeitos

A coordenadora da USF São Marcos, Márcia De Fracheschi, destacou que durante o período da reforma os atendimentos à comunidade não foram interrompidos, sendo realizados inicialmente em uma estrutura provisória e posteriormente na USF Itacolomi. A nova USF São Marcos retoma os serviços na sede modernizada já na tarde desta quinta-feira.

Deslumbrada com as novas instalações, a dona de casa Luciane Petter comentou que a nova unidade está muito melhor: “Mais ampla, bonita, é tudo novinho”. A mesma opinião teve a auxiliar de serviços gerais Mara Oliveira: “Ficou nota mil”.

Sobre a revitalização

A estrutura passou de 161 para 208 metros quadrados, incluindo a construção de um ambiente para armazenamento de resíduos, uma nova sala de reuniões e uma área para acesso de ambulâncias. O piso antigo deu lugar a um novo, de porcelanato. Já o calçamento no entorno foi substituído por piso portátil, além de ter sido construída uma rampa de acesso.

Toda a infraestrutura foi remodelada de acordo com as normas de acessibilidade para maior conforto de pacientes que possuem dificuldades de locomoção ou são deficientes, atendendo às diretrizes da ABNT NBR 9050, que diz respeito à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

A fiação da unidade foi trocada por uma trifásica, e lâmpadas de LED foram instaladas, garantindo maior luminosidade e economia. A rede de informática também é nova. O telhado também foi trocado e recebeu uma camada de manta asfáltica. Tanto a parte interna quanto a externa receberam pintura nova nas paredes, portas e janelas.

E não só a estrutura física da unidade é nova: os mobiliários da USF São Marcos também foram completamente substituídos. Novas mesas e cadeiras serão utilizadas para atender os usuários. Um novo sistema de climatização foi instalado na unidade, com novos aparelhos de ar-condicionado split. O local conta com Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), novos extintores e luzes de emergência.

Ao todo, são seis salas de atendimento: vacina, curativos, ginecologia, odontologia, clínico geral e uma de triagem. Entre os serviços oferecidos na USF São Marcos estão atendimentos individuais aos usuários do SUS (consultas médicas, de enfermagem e odontológicas), visitas domiciliares,  atividades educativas em sala de espera, atividades em escolas e creches, acolhimento aos usuários (atendimento à demanda espontânea) e atendimentos agendados.

Serviço

A USF São Marcos possui uma área de abrangência que engloba cerca de quatro mil habitantes. A média é de 300 atendimentos médicos mensais. Já os procedimentos de enfermagem giram em torno de mil por mês, e os odontológicos variam de 100 a 150. As visitas domiciliares são cerca de 400 mensalmente.

A estrutura está localizada na Rua Paes de Andrade, 509, bairro São Marcos. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13 às 17h.

 

Composição da equipe de atendimento da USF São Marcos

– 1 médico de família e comunidade

– 1 auxiliar em saúde bucal da estratégia de saúde da família

– 1 enfermeiro da estratégia de saúde da família

– 2 técnicos de enfermagem da estratégia de saúde da família

– 1 cirurgião dentista da estratégia de saúde da família

– 5 agentes comunitários de saúde

– 1 auxiliar de higienização

– 1 recepcionista.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.