Mutirão no Hospital de Clínicas faz diagnóstico de microcefalia - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Outros 3.062 casos permanecem em investigação - Foto: Divulgação

Mutirão no Hospital de Clínicas faz diagnóstico de microcefalia

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Microcefalia, participou, nesse fim de semana, do mutirão de consultas e exames para diagnóstico de microcefalia, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O Comitê planeja e monitora as ações de vigilância e assistência às crianças e familiares com essa situação de saúde.

O secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, acompanhou a ação no HCPA e disse que a iniciativa é um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde (MS), SES/RS,  Secretarias Municipais de Saúde e Hospital de Clínicas. Paz informou que nesse mutirão foram avaliadas crianças com suspeita de microcefalia, cadastradas no Registro de Eventos de Saúde Pública (Resp) do Ministério da Saúde.

Publicidade

Durante o mutirão, o Hospital de Clínicas disponibilizou consultas nas especialidades de pediatria, neuropediatria, oftalmologia, genética, radiologia com a realização de exames de imagem, fonoaudiologia com a realização do exame auditivo BERA, (Brainstem Evoked Response Audiometry), bem como acompanhamento do Serviço Social.Além disso, foi concedida uma nota de atendimento para orientar a continuidade do cuidado de cada criança na rede de saúde e um laudo circunstanciado conclusivo de microcefalia visando à instrução eventual do processo no SUAS (Sistema Unificado de Assistência Social) para concessão de Benefício de Prestação Continuada, em conformidade com o Decreto nº 8.691, de 14 de março de 2016.

As seções de Saúde da Criança, de Atenção Básica, Saúde da Pessoa com Deficiência, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da SES/RS fizeram a articulação com os municípios de residência das crianças, para esclarecer o diagnóstico e com isso garantir a continuidade da assistência especializada. Participaram 18 crianças dos seguintes municípios: Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Guarani das Missões, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Guaíba, Parobé, Marau, Alvorada, Sapucaia do Sul, Ilópolis, Santa Rosa e Passo Fundo.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Departamento de Assistência Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), prestou suporte às famílias quanto a orientações sobre o acolhimento e café da manhã para a criança e seu acompanhante vindos de municípios distantes, que receberam pernoite na Casa Apacentar, em Porto Alegre.Posteriormente ao mutirão, o Conselho Regional de Assistência Social de cada município deverá orientar as famílias no que diz respeito à realização de inscrição no “Cadastro único” da Assistência Social, bem como realizará a avaliação dos critérios para o encaminhamento da família ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Publicidade

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Microcefalia é formado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS), Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição ,Hospital Presidente Vargas, Secretaria do Trabalho e Cidadania, Fiocruz, Telessaúde – Ufrgs, Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade de Pediatria.

Publicidade
Compartilhe essa notícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.