Museu Agostinho Martha passará por restauração - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O Museu Municipal Agostinho Martha é o único no município - Foto: PMG/Divulgação

Museu Agostinho Martha passará por restauração

Visita técnica ao Museu Agostinho Matha dá seguimento na elaboração de Projeto de Incentivo à Cultura para Restauração

Gravataí – A Revitalização do Museu Municipal Agostinho Martha busca zelar pela conservação do significativo acervo que o Museu possui. A pesquisa consistiu na história local, identificando elementos da constituição e formação do município como forma de entendimento das peças que o Museu em questão guarda. Por isso, nesta terça-feira (15), equipe da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SMCEL), realizou visita técnica ao Museu Municipal Agostinho Martha para estudo de incentivo à cultura com intuito de promover a restauração do local.

Publicidade

A equipe da SMCEL, representada pelo secretário interino Diego Moraes, diretor de Cultura Giulliano Pacheco, historiadora Maria Ines Guilloux, assessora jurídica Raquel Cozer, e o agente administrativo André da Rosa, recepcionou Cida Herok representando a Cida Cultural Lap Censo Administração Cultural, arquiteto Lipo Rocha e a museóloga Márcia Bertoto.

O município realizou a contratação da empresa para a elaboração de projeto cultural a ser encaminhado à lei federal de incentivo à cultura – sistema PRONAC, para fins de captação de recursos que venham a permitir a elaboração dos projetos técnicos de arquitetura, complementares, plano de comunicação e de captação de recursos para o Museu Municipal Agostinho Martha. Também estão previstos os serviços técnicos na área de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e complementares.

A história

O Museu Municipal Agostinho Martha é um museu histórico e artístico brasileiro, localizado na rua Nossa Senhora dos Anjos, nº 547, no centro do município de Gravataí, estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei Municipal nº 1217 de 30 de julho de 1974, sendo organizado em 1981 pelo pesquisador Jorge Rosa. O nome do museu é uma homenagem ao historiador Agostinho Martha, que em vida se dedicou a pesquisar a história de Gravataí.

Publicidade
Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.