Miki mantém fechamento do comércio - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Decreto vai definir os critérios - Foto - Arquivo/oreporter.net

Miki mantém fechamento do comércio

Prefeito não cedeu às pressões para flexibilizar as medidas de quarentena adotadas para diminuir a propagação do novo coronavírus

Cachoeirinha – O prefeito Miki Breier decidiu manter os decretos que restringem o funcionamento de empresas em Cachoeirinha para diminuir a propagação do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão permanecer fechados até a próxima sexta-feira e no final de semana será avaliada a manutenção dependendo da evolução dos casos confirmados.

Miki fez o anúncio durante um vídeo ao vivo transmitido pelo Facebook no domingo (29) quando visitou as obras de montagem do hospital de campanha no Ginásio da Fátima ao lado do secretário da Saúde, Dyego Matielo. “Os decretos permanecem valendo até a próxima sexta-feira. É claro, vamos acompanhando a cada dia. Dêem uma olhada no que está acontecendo no mundo. Aqueles que demoraram um pouquinho para tomar medidas se arrependeram e estão pagando um preço muito alto”, disse.

A Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) e o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) defenderam durante a semana a adoção do chamado isolamento vertical no qual integrantes de grupos de risco devem ser isolados permitindo aos demais a livre circulação. Presidentes das entidades sustentaram que os estabelecimentos seguiriam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na adoção de medidas de higiene, uso de equipamentos de proteção e evitariam aglomerações. Na última sexta-feira e sábado, carreatas organizadas pelas redes sociais chegaram a ser realizadas para pedir o mesmo, a reabertura do comércio.

No Ginásio da Fátima, Miki mostrou, como fez em outro vídeo no sábado, o andamento da montagem do hospital de campanha. O número inicial de leitos foi ampliado. Seriam 40, mas agora serão 60, sendo 20 de observação e 40 de isolamento. Neste total, estão seis UTIs com respiradores. Outras duas UTIs serão montadas na UPA. A estrutura está praticamente pronta e é a mesma utilizada em feiras para criar estandes. Matielo revelou que serão instalados ventiladores e exaustores durante a semana. A previsão é de que na próxima segunda-feira esteja tudo pronto.

A previsão das autoridades de saúde é de que o pico de contágios ocorra até o final de abril e a falta de leitos e materiais para atender é a maior preocupação. É por isso que a quarentena é considerada importante, já que ela permitirá uma evolução mais lenta no número de infectados permitindo que o sistema de saúde consiga absorver a demanda. Sem a quarentena, conforme o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem dito, não haverá estrutura para atender todos os casos mais graves e o número de mortes tende a ser maior.

Assista ao vídeo

Posted by Miki Breier on Sunday, March 29, 2020

“Nós não queremos que pessoas acabem morrendo por falta de estrutura, orientação e cuidados. Quem não é de serviço essencial, fique em casa. Faça uma oração também pela saúde do nosso povo, para todos àqueles que trabalham cotidianamente e precisam estar saindo de casa. Muita gente não opção e precisa trabalhar. Para aqueles que estão trabalhando, nossa oração, nosso carinho e nosso agradecimento”, disse Miki no domingo.

O que pode funcionar

  • Farmácias e drogarias
  • Farmácias de manipulação
  • Empresas relacionados ao comércio e serviços na área da saúde
  • Mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, centros de abastecimento de alimentos, distribuidoras e centros de distribuição de alimentos
  • Indústrias de modo geral
  • Clínicas veterinárias, restrito ao atendimento de emergências
  • Postos de combustíveis e lubrificantes (O Governo do Estado determinou que deveriam fechar aos domingos, mas a medida foi revogada. Foi mantida apenas o funcionamento de lojas de conveniências de segunda a sábado das 7h às 19h)
  • Distribuidoras de gás
  • Lavanderias
  • Tele-entrega de água mineral
  • Distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo
  • Serviços de telecomunicações e de processamentos de dados
  • Telemarketing
  • Óticas, com atendimento de clientes de maneira individual, sendo necessário o agendamento por telefone
  • Transportadoras
  • Oficinas mecânicas, elétricas e borracharias para serviços emergenciais
  • Bancos e lotéricas
  • Ferragens e madeireiras
  • Salões de beleza cabeleireiros (as) e barbearias

O que não pode abrir

  • Estabelecimentos comerciais, de construções civis e de serviços em geral

O que acontece com quem desrespeitar as regras?

Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas a multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento, sem prejuízos de outras sanções administrativas, cíveis e penais.

Atualizada – 30/03/2020 – 14h07min – O fechamento não foi prorrogado e sim mantido já que os decretos estão em vigor.

 

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.